Município, Defesa Civil e órgãos de segurança alinham ações preventivas em relação às possíveis chuvas

Gestores da prefeitura, da Defesa Civil regional, da Agência Reguladora de Saneamento (AGR) e representantes de órgãos de segurança de Tubarão se reuniram novamente nesta quinta-feira (5), na sede do Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cigerd), para alinhar ações de enfrentamento das fortes chuvas que são esperadas a partir desta sexta-feira (6).

O grupo segue atento aos modelos meteorológicos que indicam chances de chuvas fortes durante o final de semana, especialmente no sábado. O acompanhamento desses instrumentos em tempo real é importante porque as atualizações podem indicar melhora ou piora do cenário.

Mesmo com a expectativa de melhora nas condições climáticas, foram definidas as atribuições de cada órgão, caso haja necessidade de intervenções de ordem estrutural, como limpeza ou desobstruções de locais para escoamento da água, ou mobilização para auxiliar a população. O prefeito Jairo Cascaes determinou aos secretários agilidade para que as respostas às ações, caso necessárias, sejam imediatas.

A Fundação Municipal de Desenvolvimento Social já definiu espaços que poderão ser tornar abrigos provisórios para receber pessoas desabrigadas e o estado de prontidão foi deflagrado em outras secretarias.

Além da Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil, que está à frente dos trabalhos, as secretarias de Infraestrutura, Serviços Públicos e Agricultura e Interior também estão a postos para atuar. São nessas três pastas onde está boa parte da frota do município que pode ser acionada em situações de enchente, alagamentos e deslizamentos de terra, como caminhões e máquinas retroescavadeiras.

A secretaria de Segurança, Trânsito e Patrimônio é outro braço da prefeitura de prontidão, por meio da Guarda Municipal. Polícia Militar e Corpo de Bombeiros também fazem parte do grupo mobilizado para o enfrentamento dos possíveis efeitos da chuva.

Nesta sexta-feira (6), às 10 horas, o grupo de trabalho volta a reunir para analisar as atualizações dos modelos meteorológicos e, a partir deles, preparar em definitivo toda a estrutura pública para os três próximos dias.