São ações de educação financeira da nova ENEF que, pelo público beneficiário ou temática financeira priorizada, não são de responsabilidade exclusiva de determinado órgão ou entidade. Seus objetivos requerem a conjugação de diversos temas como proteção, planejamento financeiro, popupança, investimento, crédito e defesa do consumidor.
CONFIRA ABAIXO OS PROGRAMAS TRANSVERSAIS DA ENEF
Programa Educação Financeira nas Escolas – O Programa Educação Financeira nas Escolas propõe levar a educação financeira para o ambiente escolar. Tem duas áreas foco, o Ensino Fundamental e Médio, e o seu objetivo é contribuir para o desenvolvimento da cultura de planejamento, prevenção, poupança, investimento e consumo consciente nas futuras gerações de brasileiros. Ao se trabalhar a educação financeira, securitária, previdenciária e fiscal desde os anos iniciais da vida escolar, contribui-se com a construção das competências necessárias para que os estudantes enfrentem os desafios sociais e econômicos da sociedade, e também para o exercício da cidadania.
Clique aqui para saber mais sobre o Programa Educação financeira nas Escolas
Veja também o documento Orientações para Educação Financeira nas Escolas – anexo 4 do Plano Diretor que consolida a Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF). Clique aqui.
Programa Educação Financeira para Adultos – O público adulto também precisa de educação financeira, securitária, previdenciária e fiscal, por estar neste momento atuante no mercado. Para promover esta educação financeira, foi criado o Programa Educação Financeira de Adultos. Inicialmente, foram identificados como públicos-alvo prioritários duas populações em situação de vulnerabilidade: mulheres beneficiárias do Programa Bolsa Família e aposentados com renda de um a dois salários mínimos. Para essas pessoas, estão sendo desenvolvidos e sistematizados dois conjuntos de tecnologias sociais de educação financeira. O objetivo, no caso das mulheres do Programa Bolsa Família, é contribuir para melhorar a gestão do orçamento familiar, de modo a estimular a reflexão sobre o projeto de vida das mulheres e o seu planejamento financeiro. No que se refere ao projeto para aposentados, ele objetiva a redução e a prevenção do superendividamento desse público, de forma a ajudá-los a decidir consciente e autonomamente em relação à gestão de seus recursos.
Clique aqui para conhecer mais sobre o Programa Educação Financeira de Adultos
Veja também o documento Orientações para Educação Financeira de Adultos – anexo 6 do Plano Diretor que consolida a Estratégia Nacional deEducação Financeira (ENEF). Clique aqui.
Semana Nacional de Educação Financeira – A Semana Nacional de Educação Financeira (Semana ENEF) é uma ação de mobilização da nova ENEF que objetiva disseminar a educação financeira, securitária, previdenciária e fiscal por todo o país, através de ações desenvolvidas pelos membros do Fórum Brasileiro de Educação Financeira – FBEF e por parceiros convidados. Além da agenda oficial da Semana, cria-se uma oportunidade para órgãos públicos, iniciativa privada e organizações da sociedade civil levarem a cabo iniciativas de educação financeira, securitária, previdenciária e fiscal, contribuindo para divulgar os temas em todas as regiões do Brasil. Para estarem alinhadas ao que é proposto pela Semana Nacional de Educação Financeira, é necessário que as ações desenvolvidas respeitem os princípios da nova ENEF, especialmente a gratuidade.