Campanha contra o mosquito Aedes aegypti em Tubarão tem início

A campanha contra o mosquito Aedes aegypit, transmissor da dengue e algumas outras doenças, como a febre chikungunya, teve seu início nesta semana em Tubarão, com trabalhos realizados nas escolas da rede municipal de ensino e nos Centros de Educação Infantil.

 

O governo federal lançará oficialmente a campanha no próximo mês, mas as equipes das Unidades Básicas de Saúde (UBS) se anteciparam, até mesmo em virtude da proximidade do Dia de Finados, ocasião em que muitos vasos de plantas são deixados nos cemitérios pelas famílias como forma de homenagem aos entes queridos que já partiram. E, como se sabe, vasos de planta são reservatórios em potencial para a água parada, local onde o mosquito se reproduz.

 

Foram realizadas orientações aos alunos e às crianças atendidas pelos CEIs Cantinho da Alegria, no bairro Morrotes, e José Santos Nunes, no bairro São Luiz, além da Escola de Educação Fundamental Fernando Valter, que atende o bairro Congonhas. Atividades lúdicas e teatrais foram utilizadas para repassar aos pequenos a importância da prevenção ao mosquito, e as melhores formas de combatê-lo.

 

No próximo mês, dentro da campanha nacional, a semana de mobilização integrada será entre os dias 26 e 30, sendo este último também o Dia D da campanha em todo o país.