Site e aplicativo do auxílio emergencial já estão disponíveis
O governo federal lançou nesta terça-feira (7), o aplicativo Caixa-Auxílio Emergencial, o site do auxílio emergencial e o calendário de pagamento dos benefícios.
O Auxílio Emergencial é um benefício financeiro destinado aos trabalhadores informais, microempreendedores individuais (MEI), autônomos e desempregados, criado para fornecer proteção emergencial no período de enfrentamento à crise causada pela pandemia do novo coronavírus – Covid 19.
O benefício no valor de R$ 600,00 será pago por três meses, para até duas pessoas da mesma família. Para as famílias em que a mulher seja a única responsável pelas despesas da casa, o valor pago mensalmente será de R$1.200,00.
Quem estava no Cadastro Único até o dia 20 de março, e que atenda as regras do Programa, receberá sem precisar se cadastrar no site da CAIXA. Já quem recebe Bolsa Família poderá receber o Auxílio Emergencial, desde que seja mais vantajoso. Se optar pelo auxílio, neste período, o Bolsa Família ficará suspenso.
As pessoas que não estavam no Cadastro Único até 20 de março, mas que têm direito ao auxílio poderão se cadastrar no site auxilio.caixa.gov.br ou pelo APP CAIXA|Auxílio Emergencial. Qualquer pessoa pode baixar o APP, mesmo sem crédito no celular.
Segundo previsão do governo federal, a partir do cadastro no programa pelo trabalhador e a confirmação dos dados, a liberação do benefício deve ocorrer em cinco dias úteis. O pagamento começa a ser feito nesta quinta (9) para quem tem conta na Caixa ou no Banco do Brasil.
Como se cadastrar:
1. Acesse o link (https://auxilio.caixa.gov.br)
2. Confirme as opções que estão dentro das características exigidas pelo governo.
3. Preencha seus dados: nome, CPF, data de nascimento e nome da mãe.
4. Caso já esteja cadastrado no CadUnico vai aparecer a mensagem: você está no cadastro único do governo federal. As condições de recebimento do auxílio emergencial serão avaliadas com os seus dados do Cadastro único. Neste caso, aguarde a liberação do APP.
4.1 – Caso não esteja cadastro no CadUnico, abrirá nova página, onde devem ser inseridos os dados. Depois é só preencher tudo que for pedido e aguardar o processamento dos dados e análise.
5 – Depois de fazer o cadastro, é possível acompanhar a situação do auxílio emergencial, consultando o próprio site ou APP.
6 – Famílias do Programa Bolsa Família ou do Cadastro Único, não devem realizar o cadastro.
Dúvidas podem ser sanadas pelos telefones da Fundação Municipal de Desenvolvimento Social: 48 – 3906-1037 ou 984741134.