Tubarão Futsal: despedidas marcam o fim da temporada

27 de setembro de 2019. Data em que o Tubarão Futsal se despediu do Campeonato Catarinense, ao ser derrotado pela equipe do Joinville no placar de 2 a 1. No duelo disputado na Arena Multiuso, o elenco tubaronense saiu na frente quando Jean Gaúcho balançou as redes no fim do primeiro tempo. Com a vitória simples, a decisão iria para a prorrogação. No entanto, Dieguinho, restando cinco minutos para o fim da parte, empatou para os visitantes. Sem escolha, o treinador Thiago Raupp optou por colocar goleiro linha, na esperança de reverter o placar. Mas, com um time menos ofensivo, sofreram mais um gol do joinvilense Willian, dois minutos depois.

 

Talvez, o que poucos lembram, é que não foi só o time que disse adeus na noite desta quarta-feira (27). Depois de sete anos, Jediel Mota vestiu pela última vez a camisa azulada. Ele, que todos conhecem como Jedi, é uma das maiores revelações da base do Tubarão Futsal. A paixão pelo esporte começou desde cedo, quando tinha 9 anos de idade. Natural de Forquilhinha, foi o professor Jean Reis quem descobriu o talento dele com a bola no projeto Anjos do Futsal. “Não tem como não deixar de agradecê-lo”, diz o atleta. Na cidade natal, já colecionava títulos, como o da Olesc e do Campeonato Estadual, categoria sub-17. Mal imaginava ele que conquistaria o Bicampeonato Estadual no ano seguinte, porém, em outro elenco.

 


2013. O ano da mudança. O ano que marca sua chegada a Cidade Azul. Para dona Eva Mota, mãe de Jedi, ver o filho de 17 anos sair de casa tão novo, não foi fácil. “Até me acostumar foi difícil”, completa. Contudo, não faltou incentivo da parte materna para vê-lo feliz. E lá foi o adolescente, em busca do sonho. Ao dar sim ao projeto da ADFT, Jedi não precisou de muito tempo para fazer a escolha certa, pois naquele ano se consagrou Campeonato Estadual, sub-17. Mas, novos horizontes o esperavam ainda. Já na maioridade, com 18 anos subiu para a categoria adulta, fase em que realmente o Brasil foi descobrindo o talento do ala. Com o elenco experiente, participou de sete finais. Destas, cinco foram com o resultado positivo, somando seis títulos no currículo esportivo: Joguinhos (2014), Jogos Abertos (2018), Campeão Estadual (2018), Campeão Copa Capão (2018) e Campeão da Recopa SC (2019).

 


Entre os episódios mais marcantes ao longo da trajetória em Tubarão, o atleta relembra o dia em que trouxe Dona Eva até a Arena Multiuso, a primeira partida que a mãe veria de perto o camisa 10 em quadra. “Eu adorei. Foi emocionante e fiquei muito orgulhosa”, revela Eva. E, como todo bom jogador gosta de balançar as redes, ele não podia deixar de contar sobre o gol contra o Joinville, jogando pela Liga Nacional. “Faltando um minuto para encerrar a partida, roubei a bola, toquei para o Pakito, que devolveu e sai contra o goleiro. Ali, chutei a bola por cima e ajudei a equipe a vencer por 4 a 3”, descreve Jedi. No entanto, o sucesso nem sempre foi de alegrias.

 


O camisa 10 conta que viveu períodos difíceis – mas, necessários. “Se eu tivesse desistido por dificuldades não teria tudo o que consegui até aqui” afirma. E nesse tudo, Jedi também se refere a Bruna Valgas, sua namorada. Dividindo a vida com a companheira há 1 ano e 5 meses, o ala diz que tem sorte de estar com alguém tão especial. Quando Jedi decidiu sair do Tubarão Futsal e aceitar a proposta do Carlos Barbosa, no Rio Grande do Sul, Bruna não teve dúvidas do que queria para o futuro. “Vou junto. Tenho certeza que essa mudança só vai nos amadurecer cada vez mais”, ressalta a enfermeira, que pretende também crescer profissionalmente na terra gaúcha.

 


O jogador começa os trabalhos no estado vizinho a partir do dia 21 de janeiro. Como forma de incentivar todo o legado deixado na Cidade Azul, a Fundação Municipal de Esporte, por meio do Departamento de Comunicação da Prefeitura de Tubarão, faz das palavras finais da mãe do atleta, uma última mensagem de agradecimento. “Que ele seja feliz e que cada vez mais consiga chegar onde deseja”, finaliza Eva. É importante lembrar que Jedi, ao longo desses anos, teve o apoio da FME, com o incentivo do Bolsa Atleta.

 
What do you want to do ?
New mail