Serviços oferecidos pelo NASF ganham certificação positiva máxima do PMAQ

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) recebeu na última semana as avaliações referentes ao Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB). Dois grupos do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB) receberam a avaliação máxima, a termologia “ótimo” e um recebeu a nota “boa”. As placas foram distribuídas ao longo desta semana e os resultados acrescentam em melhorias nos serviços à população, por meio de incentivo financeiro.

 


Visando provocar mudanças positivas em todas as atividades, o programa do governo federal, avalia as melhorias que foram realizadas no acesso e na qualidade dos serviços aos pacientes na área da saúde. O processo avaliativo acontece por ciclos que ocorrem de dois em dois anos.

 


As equipes do NASF, possui uma gama de atividades específicas para oferecer aos tubaronenses. Psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas, educadores físicos, farmacêuticos e assistentes sociais, são os profissionais das áreas que fazem parte do núcleo e que prestam assistência nas Unidades Básicas de Saúde.

 


Por conta do fácil acesso e da qualidade nos atendimentos, as equipes receberam as placas avaliativas. “Para gente é bem importante, porque notamos bastante o avanço, em relação a nota da avaliação do ciclo anterior, que aconteceu dois anos atrás. Isso é só o reflexo do que estamos trabalhando ao longo do tempo”, pontua a fisioterapeuta e coordenadora do NASF, Carina de Bona Portão.

 


Assim, como os demais profissionais da Atenção Básica, que também foram premiados, a avaliação é revertida em remuneração. Uma parte, estabelecida pelo próprio programa, fica com a FMS para benefício de manutenção, reformas e equipamentos, e a outra parte é destinada aos funcionários das equipes avaliadas.