JETUBA: definidas as escolas campeãs no vôlei feminino e no basquetebol masculino
Até o fim do jogo não há nada certo, afinal, em poucos segundos, tudo pode mudar o resultado da partida. Na disputa final do basquetebol masculino pelos Jogos Escolares de Tubarão (JETUBA) desta segunda-feira (26), um ponto foi a diferença que declarou a Escola de Educação Básica João Teixeira Nunes campeã da modalidade. O adversário veio do bairro Santo Antônio de Pádua, Escola de Educação Básica Aderbal Ramos da Silva e possuía vantagem: três atletas fortes do sub-15 do Sharks Univinte Basketball, time que representa o município.
Quando entrou em quadra, a professora Bruna Piacentini sabia que seria um jogo difícil. Mas, a cada período do jogo buscava acertar cada falha, motivando os estudantes a buscar a vitória. “O grupo foi superior. O basquete é coletivo, não individual. Foi muito bom. Felicidade em ver eles se superando, arremessando, entrando para o jogo, mesmo o time adversário mais forte. No fim deu certo, viramos o jogo e ganhamos”, relata a profissional. A partida finalizou no placar de 15 a 14 para o João Teixeira Nunes. Quem levou a terceira colocação na disputa foi a Escola de Educação Básica Lino Pessoa.
O diretor-presidente da Fundação Municipal de Esporte (FME), Luiz Ernani, ressalta a importância de valorizar as escolas que tiveram coragem e deram o sim para participar do 37º Jogos Escolares de Tubarão. Além disso, como forte adepto do basquete há muitos anos, ele comemora o crescimento que a modalidade tem tido nos últimos meses. “Essa participação no JETUBA é um efeito do incentivo que estamos dando no esporte de rendimento”, revela. O evento, que é uma promoção municipal da Prefeitura de Tubarão, continua nesta terça-feira (27) com o voleibol masculino e handebol feminino. Para mais informações ligue no telefone 3626-8386.
Estilo em jogo
Entre os jogadores em quadra, tanto nas Olimpíadas Estudantis de Santa Catarina (OLESC), como no JETUBA, Everson de Souza Matos chama atenção por onde passa. O estilo é sua marca registrada. Além do cabelo descolorido, o jogador não entra em jogo sem outros dois acessórios: a munhequeira e a legging comprida por baixo da bermuda. “É importante cada um ter um estilo, gosto de colocar isso na partida, afinal, cada um é diferente do outro”, afirma. Com inspirações internacionais, ele conheceu o basquete na escola, através de amigos e almeja alcançar a elite do basquetebol brasileiro.
No voleibol, apoio familiar
Pausa no trabalho. O pai da aluna Julia L. dos Santos, da Escola Técnica do Comércio de Tubarão, conseguiu sair cedo dos deveres para assistir ao jogo de voleibol da filha, no Ginásio Paulo Jacob May. Sedenir dos Santos não tirava o olho da quadra, registrando vídeos e fotos da adolescente em ação. Para ele, prestigiar é contribuir no fortalecimento do esporte tubaronense. “Nessa fase deles principalmente é quando o esporte forma um adulto com disciplina. Tenho uma satisfação muito grande de estar aqui”, diz. Sedenir assistiu a partida que fechou o voleibol feminino na manhã desta segunda-feira (26), pelos Jogos Escolares de Tubarão.
O colégio Santo Anjo da Guarda se consagrou tricampeão na modalidade, após realizar boa campanha no campeonato municipal. Foram três jogos e três vitórias: 2 sets a 1 contra o Colégio Coração Feliz; 2 sets a 0 contra a Escola de Educação Básica Aderbal Ramos da Silva e Escola Técnica do Comércio de Tubarão (ETCT). “O mérito é todo delas”, comemora o professor das estudantes, William Tartari. Em segundo lugar ficou o Colégio Coração Feliz, seguido do ETCT, na terceira colocação.
Arquivos