Bicentenário do nascimento de Anita Garibaldi é discutido em teleconferência com prefeitos italianos

O aniversário de 200 anos do nascimento de Anita Garibaldi, que será celebrado em 2021, foi tema de uma teleconferência, realizada nesta sexta-feira (02), entre os prefeitos de Tubarão, Laguna e Imbituba e prefeitos de cidades italianas envolvidas com a história daquela que é uma das maiores personalidades de Santa Catarina. O evento foi realizado no museu Anita Garibaldi, em Laguna.

 

A mesa de autoridades foi composta pelo prefeito Joares Ponticelli, junto com os prefeitos de Laguna e Imbituba, Mauro Candemil e Rosenvaldo da Silva Júnior, respectivamente, a presidente da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), Ana Lúcia Coutinho e, o presidente do Instituto Cultural Anita Garibaldi (CulturAnita), Adilcio Cadorin. O gerente de Cultura da Fundação Municipal de Educação Paulo Garcia também participou do evento.

 

A teleconferência no lado italiano aconteceu na prefeitura da cidade de Sogliano Cavour e reuniu prefeitos da região Emília-Romanha, situada no Norte Italiano e bastante envolvida com a história de Anita e Giuseppe Garibaldi. Um tradutor que acompanhava o evento na Itália facilitou os diálogos e discursos entre os convidados nos dois países.

 

Além da aproximação entre os prefeitos e convites para a celebração, foi destacado o plantio de novos exemplares da flor “Rosa de Anita” em algumas regiões da Itália. O Laboratório de Produção Vegetal da Unisul iniciou o processo de clonagem da espécie para realizar o plantio no Brasil.

 

“Nós não cuidamos da história de Anita Garibaldi como deveríamos ter cuidado, enquanto a Itália nessa questão é uma referência, pois tem muito mais orgulho por ela que nós catarinenses. O bicentenário é uma boa oportunidade para nós reescrevermos essa história. Vamos fazer uma série de eventos para celebrar em grande estilo a vida e a história dessa ilustre catarinense”, destacou o prefeito Joares Ponticelli.