CAES promove palestra para adolescentes do CASEP
Uma visita ao Centro de Atendimento Socioeducativo Provisório (CASEP) foi realizada pela equipe do Centro de Atendimento Especializado em Saúde (CAES), durante a última quarta-feira (24). O intuito foi promover uma palestra de alerta e de conscientização sobres as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ITS) e Hepatites Virais para os adolescentes privados de liberdade que residem na instituição.
Nos últimos anos, o crescimento dessas enfermidades alcançou níveis preocupantes e relevou que a juventude não faz o uso de preservativo. Segundo os dados do Ministério da Saúde, aproximadamente 40 mil novos casos de IST, HIV, sífilis e hepatite, são diagnosticados por ano no país.
“Esses adolescentes possuem idade entre 14 e 17 anos, que na grande maioria já iniciaram a vida sexual e, muitas vezes, sem os cuidados de proteção e prevenção. Por isso é tão importante falar sobre o assunto com esse público”, comenta a coordenadora do CAES, Débora Vandresen.
O CASEP, assim que acolhe esse adolescente privado de liberdade, encaminha-o para o serviço de saúde para a realização de exames, como os testes rápidos, que são realizados pela vigilância epidemiológica, e atualização das vacinas.