Democracia e Saúde é o tema da 9º Conferência Municipal da Saúde
Dando a chance de a comunidade ter voz e discutir sobre a saúde em um todo, foi realizada nesta segunda-feira (8), no Salão Nobre da Unisul, a 9ª Conferência Municipal de Saúde. Com o tema “Democracia e Saúde, o evento discutiu três eixos: Saúde como direito, Consolidação dos princípios do Sistema único de Saúde (SUS) e o Financiamento adequado e suficiente para o SUS.
A mesa de autoridades teve a presença de Daisson Trevisol(diretor-presidente da Fundação Municipal de Saúde), Marcelo César Ribeiro ( representando o prefeito Joares Ponticelli) vereador Paulo Henrique, William Edgar Lanzendorf (presidente do Conselho Municipal de Saúde), Vaneide Margotti Marcon (palestrante) e Maria Zélia Baldessar (coordenador do curso de medicina).
O evento que acontece a cada quatro anos visa reunir segmentos representativos da sociedade para debater a situação de saúde do município e propor novas diretrizes para a formulação da política de saúde. Neste ano, foi iniciado com a aprovação do Regulamento Interno da Conferência e palestras para integrar e comunicar os presentes com os temas Financiamento da Saúde, com Daisson Trevisol, e Fortalecimento dos princípios do SUS – com a palestrante Vaneide Margotti Marcon.
Toda a população tubaronense foi convidada a participar e contribuir com as discussões dos eixos temáticos, durante a tarde, para propor algumas sugestões de intervenção para melhorias da saúde pública, juntamente com os 24 conselheiros presentes.
“É importante para que eles possam dizer quais são dificuldades no setor público, para discutirmos juntos e formar uma estratégia para resolver o que é mais importante para população”, ressalta o diretor-presidente da Fundação Municipal de Saúde.
As escolhas dos delegados aconteceram na plenária final para passarem para a fase estadual, que acontece durante os dias 16 abril até 14 de junho. Foram 32 propostas entre os três eixos debatidos. Essas e propostas e moções serão cadastradas na etapa estadual – 8º Conferência Estadual de Saúde. Os escolhidos usuários foram Maria Lis Cardoso, Temóteo Bittencourt, Ivan, José Passos, Philipe Honório, Manuela dos Santos de Souza, Terezinha Flor e Marlene Marcelo. Os escolhidos da fase estadual vão participar da etapa nacional que vai ocorrer do dia 4 ao dia 7 de agosto.