Funat adota sistema eletrônico que agiliza o processo de licenciamento ambiental

A Fundação Municipal de Meio Ambiente (Funat) iniciou nesta semana o uso do Sistema Sinfat Municípios, um portal que agiliza todo o processo eletrônico de licenciamentos ambientais.

 

Com a utilização do Sinfat Municípios, não há mais necessidade de deslocamento daqueles que precisam dos serviços de licenciamento ambiental e com a digitalização total dos processos evita-se quaisquer possibilidades de extravio dos documentos.

 

A ampliação do sistema para os municípios surgiu a partir de uma recomendação do Ministério Público de Santa Catarina à Federação Catarinense de Municípios (Fecam). Desta maneira, todo o licenciamento ambiental feito em Santa Catarina, seja pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA) do estado ou pelo município, terá os mesmos procedimentos.

 

Como funciona:

 

Inicialmente, o empreendedor deve fazer o cadastro no sistema no site https://sinfatmunicipal.ciga.sc.gov.br Após efetuado o cadastro, deve iniciar o registro no sistema do empreendimento. Na sequência, o empreendedor irá realizar o protocolo conforme resolução do Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema/SC) vigente. Também será solicitado o envio de documentos condizentes com o processo em questão.

 

O protocolo será encaminhado para a equipe de formalização que irá analisar os documentos e posteriormente encaminhará o boleto para o pagamento.

 

Após o comprovante de pagamento ser anexado no sistema, os técnicos responsáveis irão receber o requerimento e formalizar o processo.

 

Com o parecer técnico finalizado o processo é encaminhado para o presidente, onde o mesmo baseado nas informações anexadas irá deferir ou indeferir.