Escoteiros de todo o estado revitalizam centros educacionais municipais

No último final de semana, 33 grupos de escoteiros de diversas regiões do estado vieram a Tubarão para realizar um mutirão regional pioneiro. Sob as orientações do mestre pioneiro do grupo de escoteiros de Tubarão, Marcos Fortunato, foram realizados três mutirões de revitalização nos Centros de Educação Infantil Cristina Ávila, Estrelinha Brilhante e Padre Paulo Herdt.

 

Com apoio da Fundação Municipal Educação, das diretoras, colaboradores e pais, cerca de 140 inscritos, com idade entre 18 e 21 anos, revitalizaram a área externa (parques e horta) e interna (salas), através de pinturas e reformas na alvenaria.

 

Os grupos de escoteiros trabalharam ao longo de sábado (18) e acamparam à noite na Arena Multiuso Prefeito Estêner Soratto da Silva. Para o orientador Marcos Fortunato, o desafio foi compensador: “Nós fomos até a unidade educacional, avaliamos a necessidade e com base nas habilidades de cada um iniciamos as reformas com monitoria. É um desafio porque tínhamos apenas um dia, mas no final tivemos o evento pioneiro estadual com maior número de inscrições”, reconhece. A faixa etária dos participantes contempla o último ramo de escoteiros, cujo principal objetivo é servir. “Com esses jovens, trabalhamos muito forte a questão da cidadania e do escotismo, assim desenvolvemos uma série de atividades com a comunidade”, explica Marcos.

 

No domingo, os grupos permaneceram no município para atividades de aventura. Fizeram trilhas de jipe, travessia com bote no rio Tubarão, além de visitas à Usina Termoelétrica Jorge Lacerda e ao parque ambiental Encantos do Sul. O grupo de escoteiros de Tubarão, que organizou o movimento, é referência para o estado, pelos mais de 60 anos de atuação.