Parceria entre fundações traz melhorias à Linha Mesquita
Recentemente, uma parceria entre a Fundação Municipal de Saúde (FMS) e a Fundação Municipal do Meio Ambiente (Funat) solucionou um problema que existia há muito tempo no descarte de lixo da comunidade localizada na Linha Mesquita. Por meio do Núcleo Ampliado de Saúde da Família – NASF, o qual realiza atendimentos domiciliares em saúde por meio de equipes multiprofissionais, a FMS foi capaz de constatar que a comunidade não dispunha de serviços adequados para o descarte do lixo doméstico, incluindo o de fraldas descartáveis utilizadas por crianças especiais de uma família da localidade.
Observou-se ainda que a coleta de lixo na região era realizada apenas uma vez ao mês, levando a comunidade a enterrar ou atear fogo nos resíduos, o que tornou o ambiente insalubre, em especial para as crianças enfermas, bem como passou a apresentar riscos ao meio ambiente pela contaminação do solo.
Ao ter conhecimento do fato, o diretor-presidente da FMS Daisson Trevisol, em parceria com o diretor-presidente da Funat à época, Julio Cesar Ângelo Rodrigues, definiram algumas ações contínuas para a contenção do problema, tais como conscientização da comunidade, limpeza das ruas, distribuição de sacos de lixo, bem como a disponibilização de duas lixeiras para uso coletivo.
Além disso, foi acordado com a empresa Racli, atual responsável pela coleta de lixo no município, o estreitamento de tempo para o recolhimento do lixo da localidade, passando de uma vez por mês para uma vez por semana.
Com medidas simples, tais como a conscientização da população e adequação dos serviços de coleta, foi possível contribuir-se significativamente para a melhoria das condições sanitárias da comunidade.