Tubarão realiza primeiro seminário de elaboração do Plano de Desenvolvimento Econômico Municipal
A secretaria de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Tubarão, em parceria com o Sebrae/SC, realiza o primeiro seminário para a elaboração do Plano de Desenvolvimento Econômico Municipal (Pedem). O evento ocorrerá no dia 26 de junho, das 8 às 12 horas, no Bloco Cettal da Unisul. A ação faz parte do projeto Cidade Empreendedora, idealizado pelo Sebrae e integra o plano macro, chamado Tubarão 180º.
O Pedem é um dos planos norteadores para a construção do eixo de desenvolvimento e sustentabilidade, inserido no Tubarão 180º. “Nesse primeiro seminário devem ser definidos os eixos de desenvolvimento do município. Serão cinco eixos de atividades econômicas de Tubarão, levando em consideração os critérios de número de empresas na cidade, número de empregos gerados e a participação do segmento no valor adicionado do município”, explica o secretário de Desenvolvimento Econômico da prefeitura, Giovani Bernardo.
O consultor do Sebrae/SC, Fiorindo Fontana, responsável pela implantação do Plano em Tubarão, lembra que trata-se de um projeto participativo com a colaboração da sociedade. “O primeiro seminário é aberto para a comunidade em geral, mas também mobilizamos instituições de representatividade, como entidades educacionais e de classe, sindicatos, empresas, entre outras”, ressalta Fontana.
Segundo ele, já estão confirmadas a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), Associação Empresarial de Tubarão (Acit), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), o Sindicato das Empresas de Logística e Transporte de Cargas da Região da Amurel – Associação de Municípios da Região de Laguna (Setram), empresas de tecnologia e os setores de saúde e educação.
O prefeito de Tubarão, Joares Ponticelli, ressalta a importância da presença da comunidade no seminário: “É fundamental a participação das forças do município, das entidades, de seus representantes, e da nossa comunidade, pois o processo visa ao desenvolvimento da nossa gente”, destaca.
A partir deste seminário, para definição dos eixos, será realizado um seminário para cada eixo definido. Neles serão levantados os pontos favoráveis e restritivos de cada eixo e devem ser definidas estratégias para melhorias. As datas dos próximos eventos também serão definidas no dia 26. Os acompanhamentos para o Pedem devem seguir até outubro, quando ele será finalizado e oficialmente apresentado.
Tubarão 180º e o Cidade Empreendedora
O projeto Tubarão 180º foi iniciado em 2017 e visa ao desenvolvimento pleno do município a partir de três eixos: desenvolvimento e sustentabilidade, saúde e qualidade de vida, educação e cidadania. O objetivo é transformar Tubarão na melhor cidade para viver em Santa Catarina, até 2020; no Sul do país, até 2030; e no país todo, até 2050.
Para auxiliar neste processo, a Administração Municipal firmou parcerias com algumas entidades, entre elas o Sebrae/SC, o qual implantou no município o programa Cidade Empreendedora. Através de 38 soluções práticas, o Sebrae oferece consultorias, seminários, oficinas, palestras, entre outras ações para diferentes áreas atendidas pela prefeitura.
São disponibilizados desde orientações e encaminhamentos para os próprios gestores – prefeito, secretários, diretores e gerentes de setores – até benefícios para micro e pequenas empresas e oportunidades para a abertura de novos negócios. As soluções começaram a ser colocadas em prática em junho de 2017 e seguem em andamento ao longo deste ano.
Atenciosamente,
Nazario & Bortot Comunicação
Assessoria de imprensa SEBRAE CR Sul