Crianças internadas recebem atendimento Escolar Hospitalar
A Fundação Municipal de Educação (FME) realiza, no Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC), o Atendimento Escolar Hospitalar, um projeto pedagógico que objetiva o desenvolvimento cognitivo, intelectual e afetivo das crianças e adolescentes, da Escola Básica, que estão internados. As aulas são ministradas, de segunda a sexta, por uma professora da rede estadual no período matutino e outra, pela rede municipal, no período vespertino, em horário normal de aula.
O conteúdo das aulas compreende a abordagem pedagógica realizada em sala de aula. De acordo com a assessora pedagógica de Educação Especial da FME, Valquíria Corrêa Búrigo, o atendimento é de grande importância para a criança hospitalizada: “Para as professoras que as atendem, o trabalho, além de importante, assume um caráter gratificante, pois se percebe a ansiedade com que estas aulas são esperadas a cada dia. Para a criança, o atendimento significa momentos de descontração e o alívio por estar “preso” em um quarto que é tão impessoal”, opina.
Dependendo da enfermidade e do tempo de internação, a professora do hospital entra em contato com a escola para um melhor aprimoramento do conteúdo abordado. Dessa forma, as atividades, que geralmente ocorrem em sala, podem também ser ministradas em leito, adaptando-se às condições médicas de cada criança. O atendimento às crianças da Educação Infantil e das que ficam por curtos períodos, fundamenta-se em uma proposta lúdico-pedagógica e recreativa.
De fevereiro a maio do ano passado, foram atendidas 120 crianças no período vespertino, totalizando uma média de 332 atendimentos (3,6 atendimentos por dia).