Profissionais do Programa Saúde Bucal usam criatividade e ampliam atendimento
O sorriso dos tubaronenses está cada vez melhor. Em 2018, o Programa de Saúde Bucal do município já atendeu um grande número de pacientes. A ampliação do atendimento foi possibilitada pelas contratações, no início deste ano, de mais seis cirurgiões-dentistas e cinco auxiliares de saúde bucal. Dessa forma, cerca de 70 profissionais cuidam, atualmente, dos pacientes que comparecem ao Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) e ou às Unidades Básicas de Saúde que possuem sala odontológica.
E para sensibilizar e acolher os usuários, criatividade é o que não falta aos profissionais. “Com pequenas lembranças e até mesmo um ‘diploma odontológico’, os pacientes se sentem mais tranquilos e saem felizes do atendimento, primeiro passo para que retornem e não abandonem o tratamento”, afirma o coordenador de Saúde Bucal, Dikson Claudino.
No Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), por exemplo, no mês da páscoa as crianças atendidas são presenteadas com desenhos para colorir e pintura facial. No ESF São João, os pequenos são presenteados com saquinhos porta-dentes, para guardar os dentinhos de leite para a Fada do Dente.
A entrega de “diploma Odontológico”, para despertar o interesse das crianças com relação aos cuidados da saúde bucal, é a estratégia da equipe do ESF Campestre. Já no Sertão dos Corrêa, a equipe promove palestra educativa com escolares e o ESF São João presenteou as mulheres com um kit de higiene bucal personalizado.