Plano Municipal de Turismo – Uma Construção Coletiva
A Prefeitura Municipal de Tubarão e o Senac/SC, por meio da secretaria de Desenvolvimento Econômico, firmaram parceria para a elaboração do Plano Municipal de Turismo (PMT) – Uma Construção Coletiva, com o objetivo de ordenar e integrar esforços para o desenvolvimento da atividade turística no município.
O objetivo do plano é definir e orientar as ações para o turismo local por meio de metas de curto, médio e longo prazos, articulados com os planos e as políticas federal e estadual, e que leve em conta as peculiaridades, as vocações, os anseios do presente e do futuro, e da sociedade no município.
O Plano Municipal de Turismo foi estruturado com base territorial o município de Tubarão, mas deve considerar amplamente nas discussões de proposições a cooperação com municípios vizinhos, visando à regionalização da atividade turística.
O PMT trata dos programas e as ações necessárias para o fomento e crescimento da atividade turística de forma sustentável, expressando uma política para todos os níveis. É um plano de estado e não somente um plano de governo. A elaboração está preconizada na última atualização do Plano Nacional de Turismo (PNT). Além de ter o referencial no PNT, no âmbito estadual, está alinhado com o PDIL – Plano de Desenvolvimento Integrado do Lazer, com O Plano de Desenvolvimento Regional de Santa Catarina e o Plano Catarina.
O turismo exige uma discussão ampla sobre o modelo de desenvolvimento para a economia e a sociedade. “Questões como meio ambiente, cidadania e sustentabilidade são fundamentais para a construção do Plano Municipal de Turismo, e a responsabilidade dessas questões não é exclusiva dos governos, mas também de empresários, profissionais, organizações não governamentais, sindicatos e comunidades organizadas que devem participar e se comprometer com os resultados decorrentes dos projetos turísticos”, avaliou o secretário de Desenvolvimento Econômico Alexandre Moraes.
Ao decidir pela elaboração doplano, a equipe da secretaria de Desenvolvimento Econômico de Tubarão se compromete, no decorrer da construção, garantir um amplo processo democrático de participação, envolvendo os diferentes atores que, de forma direta ou indireta, influenciam na qualidade do turismo do município. Devem participar do processo educativo de elaboração, o Poder Executivo, o Poder Legislativo, o Ministério Público e a Sociedade Civil Organizada.