Com a chegada do frio, prefeitura e entidades farão força tarefa às pessoas em situação de rua
Em razão da frente fria que chegou a região, estão unidos em uma ação humana a Fundação Municipal de Desenvolvimento Social (FMDS), Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil, Guarda Municipal de Tubarão, Polícia Militar, Albergue Noturno Pousada da Paz. A abordagem ocorrerá sempre que a Defesa Civil sinalizar aos demais membros os dias de frio intenso no município. Nesta segunda-feira (17) será o primeiro dia da ação.
O objetivo é realizar uma abordagem noturna para conduzir as pessoas em situação de rua ao albergue. Quem se recusar receberá cobertores e orientações sobre as baixas temperaturas, sobre os serviços que o município disponibiliza para atender a população de rua, orientações para manter os locais que escolhem para pernoite em boas condições de higiene e organização.
A coordenadora do Centro Pop, Rafaela da Silva Antunes, pede que a população colabore com as doações de cobertores, pois a arrecadação por meio da campanha foi menor que o esperado. As doações poderão ser entregues na FMDS ou diretamente ao Centro Pop – para esta ação em especial.
O Centro Pop é um serviço da FMDS que atende as pessoas que utilizam as ruas como forma de moradia e/ou sobrevivência. “Realizamos a abordagem social dentro do horário de funcionamento, porém em dias frios que se fizer necessário estaremos presente também nas abordagens noturnas”, explica Rafaela.
Doações de cobertores
Centro Pop – Rua José João Mateus, 82 (ao lado do Albergue) – bairro São João-ME – Horário: Das 7 às 13 horas
FMDS – Rua São Manoel (Casa da Cidadania) – Centro – Horário: das 13 às 19 horas.
Frio intenso – A Defesa Civil, tanto a do estado quanto a Coordenadoria Municipal, alertam que os próximos dias serão de frio intenso, em virtude do avanço de uma poderosa massa de ar polar. Para esta terça-feira (18), as mínimas no Litoral Sul podem chegar próximas a zero grau, com formação de geada por praticamente todo o estado. O vento sul continuará soprando, de forma moderada, com rajadas de 50 a 70 km/h, o que aumentará ainda mais a sensação de frio.
As equipes alertam ainda sobre a condição de congelamento das pistas e estradas, em especial nas proximidades da região serrana.
Ao longo da semana, o tempo melhora, com o sol retornando a todas as regiões, no entanto, o frio permanece forte, com a temperatura subindo de forma gradativa somente a partir do próximo dia 22, com o deslocamento da massa polar para o oceano.