Unidades de Saúde recebem repelentes para gestantes
Dentre os vários cuidados especiais que as gestantes precisam ter enquanto aguardam a chegada de seus bebês, manter-se segura e protegida contra insetos (como o mosquito transmissor da dengue, da zika e da chikungunya, por exemplo) e os males que eles podem causar é fundamental. Por isso, o Ministério da Saúde, em parceria com o Ministério de Desenvolvimento Social e Agrário, distribui por todo o país kits contendo repelentes específicos para as grávidas, e já estão disponíveis em Tubarão.
Os frascos possuem 200 ml cada e encontram-se disponíveis nas unidades de saúde do município. A distribuição será feita de acordo com a agenda de atendimento dos médicos e enfermeiros às mulheres. “A entrega do repelente está vinculada aos atendimentos realizados, ou seja, para receber o frasco a gestante precisa, obrigatoriamente, ter acompanhamento médico”, ressalta a coordenadora de atenção básica, Nayara Medeiros.
Como norma, as entregas serão realizadas, preferencialmente, àquelas mulheres que são beneficiárias do Programa Bolsa Família. Ao todo, cerca de 16 milhões de frascos de repelentes deverão ser entregues em todo o país até o fim deste ano.