Fundação Unisul empossa o Conselho de Administração

Os membros do Conselho de Administração da Fundação Unisul (Consad) tomaram posse na quarta-feira (31) em reunião realizada na Fundação. O Conselho de Administração é o órgão de gestão e de deliberação em assuntos de política administrativa e financeira da Fundação, e é constituído pelo presidente, vice-presidente e secretário-executivo da Fundação Unisul e por oito conselheiros escolhidos – a partir de uma lista tríplice – pelo Conselho Curador, todos com mandato de quatro anos.

Além dos professores Sebastião Salésio Herdt, presidente do Consad, e Valter Alves Schmitz Neto, vice-presidente, foram empossados os professores Fábio Zabot Holthausen, João Ghizzo Filho, José Antônio Matiolla, Luciano Rodrigues Marcelino, Mauro Faccioni Filho, Walmor Carlos Coutinho, além do reitor e vice-reitor da Unisul, professores Mauri Luiz Heerdt e Lester Marcantonio Camargo, respectivamente. Farão parte ainda do Consad, na suplência, os professores Gean Carlos Firmino e Nadia Maria Soares Sandrini.

A solenidade contou com a presença do presidente do Conselho Curador da Fundação Unisul e prefeito Tubarão, Joares Carlos Ponticelli, que felicitou os conselheiros empossados.

“Os conselheiros empossados foram convocados para um compromisso um pouco além das habituais obrigações, para tal, foi pensado na contribuição adicional que cada um poderia dar para a instituição”, enfatizou Joares.

Na análise dos perfis, e das áreas que os conselheiros representam, foi considerada a globalidade da atuação da Fundação e da Universidade. De modo que, com a posse dos conselheiros, o Conselho de Administração coloca no mesmo ambiente, pela primeira vez, o reitor e vice-reitor da Unisul, e o diretor da educação básica e do ensino médio do Colégio Dehon: “olhando a Fundação, a universidade e demais setores com uma visão holística, espera-se dos conselheiros o comprometimento institucional, tendo em vista que se desenvolve no Consad um papel não setorial, mas institucional”, destaca o presidente da Fundação Unisul e presidente do Consad, professor Salésio Salésio Herdt.

Para contribuir com a visão e na superação dos desafios, o professor Mauro Faccioni Filho, que atua no Campus Universitário UnisulVirtual, traz ao Conselho de Administração o expertise da inovação, matriz que originou a própria Unisul Virtual: “essa experiência de inovação, de criação, de visão de novos negócios voltados para um ambiente que não é local, mas é regional, nacional e até internacional, traz uma série de desafios que podem contribuir para dentro do ambiente de visões estratégicas do Consad”, disse.

Dentro desta mesma perspectiva, o professor Fábio Zabot Holthausen, do Campus Universitário de Tubarão, gerente do Escritório de Projetos de P&D e Serviços Tecnológicos (EPD) e gerente do Escritório de Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia (EPITT), leva os conhecimentos e experiências da Agência de Inovação e Empreendedorismo da Unisul (Agetec): “juntamente com os outros conselheiros poderei auxiliar a equipe de gestão da Universidade nessa visão de futuro, nesse planejamento pelo desenvolvimento da universidade para o estado e país”, frisou o professor.

Além disso, para o professor Gean Carlos Firmino, que atua no Campus Universitário da Grande Florianópoplis na área de projetos e negócios, sua contribuição se dará mais no aspecto administrativo que impacta na parte educacional: “juntar vários representantes, de vários setores, departamentos áreas, e das várias unidades da universidade, demonstra essa importância na tomada de decisões do Conselho, e depois a junção dos demais membros denota a forma igualitária de todos níveis e de todas as formas para ter os melhores encaminhamentos possíveis em relação a Unisul”, completou.

Logo após a posse, à título de informação, o reitor da Unisul, professor Mauri Luiz Heerdt, e o secretario executivo da Fundação Unisul, professor Valter Schmitz, ambos empossados conselheiros do Consad, apresentaram dados da instituição relativos à performance econômica e financeira em relação à execução orçamentaria de 2017, bem como as estratégias de captação de novas matrículas e geração de renda a partir de novos ativos, para conhecimento dos demais conselheiros: “desde a candidatura assumida para a Fundação e Unisul, se estabeleceu um comprometimento para a mútua cooperação e uma das formas de refletir esta colaboração se materializa na composição do Conselho de Administração, quando o reitor e vice-reitor tornam se membros de um órgão da Fundação”, sublinhou o reitor da Unisul.

Dentro da organização institucional da Fundação Unisul, conforme aponta o Estatuto da entidade, além do Consad há outros dois órgãos de administração, a Presidência e o Conselho Curador. A Presidência é constituída pelo presidente da Fundação Unisul, Sebastião Salésio Herdt, e seu vice-presidente (também secretário-executivo), Valter Alves Schmitz Neto. Já o Conselho Curador é constituído pelo chefe do poder executivo do município de Tubarão, Joares Carlos Ponticelli, pelo chefe do poder legislativo, Felippe Luiz Collaço, pelo presidente da Associação Comercial e Industrial de Tubarão (ACIT), Murilo Ghisoni Bortoluzzi, pelo presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Tubarão (CDL), Luciano Menezes, pelo presidente do Conselho Deliberativo da PrevUnisul, Alex Sandro Sotero Isidoro, além do presidente da Fundação Unisul, professor Sebastião Salésio Herdt.

Fonte: Assessoria de imprensa da Unisul