IFSC Tubarão terá primeiro curso superior presencial
O Campus Tubarão do Instituto Federal Santa Catarina (IFSC) oferecerá a partir de 2017 o curso superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Será o primeiro curso superior em caráter presencial do instituto na região da Associação de Municípios da Região de Laguna (Amurel).
O Câmpus Tubarão já ofertou o curso de Operador de Computador na modalidade Formação Inicial e Continuada (FIC), o curso Técnico de Informática para Internet na modalidade Ensino à Distância (Ead) e o curso técnico em Informática na modalidade presencial. Agora, passará a ofertar um curso superior no mesmo eixo tecnológico que orienta o Câmpus.
De acordo com o professor Alexsandro Antunes, que coordenou o processo de aprovação do curso, o trabalho vem sendo realizado há cerca de seis meses e envolveu o levantamento da demanda de profissionais na região e a estrutura interna do Câmpus, entre outras questões.
Segundo o levantamento realizado pelo Câmpus, há um potencial de 12 mil vagas de trabalho no Estado e a microrregião de Tubarão está condizente com os três cargos mais demandados pelas empresas de TICs catarinenses: analistas desenvolvedores, analistas de sistemas e programadores Java.
O curso terá entrada anual para 40 vagas no período noturno. O processo seletivo será feito no segundo semestre deste ano, via Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Perfil profissional: O tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas analisa, projeta, documenta, especifica, testa, implanta e mantém sistemas computacionais de informação. O futuro profissional pode atuar tanto no setor privado quanto no público, em instituições de ensino e pesquisa, em setores da indústria, comércio ou de serviços, ou seja, em quaisquer organizações que precisam criar ou manter sistemas computacionais de informação.
Fonte: Decom/PMT