Dia Mundial Sem Tabaco: Diversas atividades ocorrem nesta terça-feira (31)
Nesta terça-feira (31) é comemorado o Dia Mundial sem Tabaco e para quem ainda não tentou, parar de fumar não é uma tarefa fácil. Quem nos garante isso são os participantes do Grupo de Combate ao Tabagismo do município de Tubarão, Cileine Gonçalves e Jorge Luiz Fogaça. Para comemorar a data, a Fundação Municipal de Saúde estará também com uma atividade de prevenção e promoção, em parceria com o 5° Batalhão de Polícia Militar.
Os grupos de combate ao Tabagismo, oferecidos pela rede municipal de saúde, iniciam a cada seis meses. Hoje, um grupo está em andamento e já segue em fase final. Para participar, é necessário entrar em contato com a Unidade de Saúde. Quem tem interesse de saber mais sobre o programa, nesta terça-feira (2), a Fundação Municipal de Saúde estará em uma atividade com parceria da Polícia Militar, no 5° Batalhão de Polícia Militar, apresentando atividades preventivas. O combate ao cigarro será um dos temas e as atividades iniciam ainda de manhã, às 10h.
Conforme o Instituto Nacional do Câncer (INCA) parar de fumar sempre vale a pena em qualquer momento da vida, mesmo que o fumante já esteja com alguma doença causada pelo cigarro. Veja o que acontece se você parar de fumar agora: após 20 minutos, a pressão sanguínea e a pulsação voltam ao normal; após 2 horas, não há mais nicotina circulando no sangue; após 8 horas, o nível de oxigênio no sangue se normaliza; após 12 a 24 horas, os pulmões já funcionam melhor; após 2 dias, o olfato já percebe melhor os cheiros e o paladar já degusta melhor a comida; 3 semanas, a respiração se torna mais fácil e a circulação melhora; 1 ano, o risco de morte por infarto do miocárdio é reduzido à metade; 10 anos, o risco de sofrer infarto será igual ao das pessoas que nunca fumaram e quanto mais cedo você parar de fumar menor o risco de adoecer.
Decom/PMT