1º Workshop do Mapeamento do Ecossistema de Inovação é realizado em Tubarão

Tubarão sediou, no último dia 11, o 1° workshop de mapeamento do ecossistema de inovação. O programa, que utiliza a metodologia do SEBRAE/SC com apoio da Prefeitura de Tubarão e do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, foi ministrado pelos consultores Celzo Azevedo e Giovane Ferreira. O evento realizado no auditório da Associação Empresarial de Tubarão (ACIT) foi direcionado a empresários, integrantes do Poder Público, representantes de entidades de classe e iniciativa privada de áreas como a Educação, Saúde, Indústria, Comércio, prestadores de serviço e associações.

A proposta do evento era de mapear o ecossistema de inovação do município, junto aos principais segmentos econômicos, discutindo o futuro dos negócios, empreendedorismo, transformação digital e incentivando a economia e cultura criativa. Através desse trabalho, serão identificados programas de apoio ao empreendedor que fortaleçam e consolidem negócios inovadores.

João Alexandre Sant’elena Guze, analista de Projetos do SEBRAE/SC, destaca os propósitos do programa. “Buscamos, por meio deste trabalho, identificar ações, programas e implantar soluções que são importantes para a consolidação desses negócios e que esses negócios inovadores, se linquem às empresas já existentes, trabalhando pelos seus principais eixos de desenvolvimento. Queremos, com isso, juntar o conhecimento inovador, junto ao potencial empreendedor, com as empresas do município para que a gente consiga evoluir rápido, e que a inovação não seja um privilégio apenas de cidades grandes, como Florianópolis e Joinville.”

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Fernando Vechi, “juntar o potencial de conhecimento que leva à inovação, junto aos principais segmentos econômicos do município fortalecerá a capacidade de gerar, desenvolver e consolidar empresas inovadoras, identificando verticais de maior relevância”.