Tubarão sedia Seminário Regional de Leitura e Escrita na Educação Infantil

Cerca de 250 professores da Educação Infantil das Redes Municipais de Ensino de Tubarão, Capivari de Baixo, Gravatal, Jaguaruna, Pedras Grandes, Sangão e Treze de Maio participaram nesta terça-feira (25), em Tubarão, do Seminário Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI).

O evento contou com palestras e apresentação de material didático com o objetivo de ofertar formação continuada a profissionais da Educação Infantil, com foco na oralidade, leitura e escrita para que possam desenvolver com qualidade as práticas educativas capazes de ampliar as experiências das crianças, sustentando interações e respeitando a primeira infância.

A programação do seminário teve ainda a participação da escritora tubaronense, Edla Zim, que abrilhantou o evento com seu vasto conhecimento em literatura, compartilhando experiências e ideias que os educadores da Educação Infantil podem trabalhar na literatura. Edla destacou seu último trabalho ” A menina que queria ser tudo” e falou da exposição cultural literária que está aberta no Museu Ferroviário de Tubarão.

Além dos conteúdos apresentados pelos especialistas, o evento contou com a mostra de trabalhos pedagógicos elaborados pelos educadores das turmas do Pré-escolar dos sete municípios participantes, uma importante troca de experiências.

A diretora-presidente da Fundação Municipal de Educação Marlise Nunes abriu o evento e destacou que “a Educação Infantil é a base da formação de qualquer indivíduo, e os educadores dessa etapa são fundamentais para o desenvolvimento cognitivo, emocional, social e físico das crianças. O evento não só reconhece o esforço desses profissionais, mas também destaca a necessidade de uma sociedade que valorize e invista na educação infantil como um pilar fundamental para o futuro. Foi uma grande oportunidade para refletirmos sobre o papel da literatura e da leitura na educação infantil.”

Para a palestrante Ana Paula Galdino, o percurso vivido no seminário proporcionou a oportunidade de ampliar as reflexões sobre a leitura e a escrita. “Foi um momento rico de visibilidade para as vivências que as professoras têm realizado com as crianças, algo tão importante para enfatizar as especificidades da Educação Infantil. Não voltaremos para casa com a mesma bagagem”, reconheceu.

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