Serviço de emergência para pets em situação de rua já realizou mais de 650 atendimentos em quase um ano

No próximo mês se completa um ano de funcionamento do serviço de atendimento de emergência 24 horas para cães e gatos em situação de abandono ou de rua, que sofreram algum tipo de acidente ou doença, e que possa causar morte iminente. A iniciativa da Fundação Municipal de Meio Ambiente (Funat) com uma clínica veterinária particular já realizou mais de 650 atendimentos nesse período.

Esse serviço busca cumprir os dispositivos da Lei de Bem Estar Animal, criada em outubro de 2021, e tem funcionado de maneira bastante satisfatória. Uma regra fundamental para que o atendimento de emergência seja realizado implica que a pessoa que acionou a Funat ou a clínica conveniada precisa se comprometer a buscar o cão ou gato ao final do tratamento ou consulta, o que está sendo rigorosamente cumprido pela comunidade.

Até agora foram 658 atendimentos, entre consultas e retorno, sendo que foram necessários 280 procedimentos cirúrgicos. A maioria das ocorrências são de traumas por conta de atropelamentos em vias públicas. Mas também há casos de doenças como câncer e cinomose. Castrações também foram realizadas, com 364 procedimentos. Em média, os pets ficam internados de 4 a 5 dias.

Segundo os veterinários da clínica PetNautas, parceira da Funat nesse projeto, na condição de prestadora de serviços através de licitação, a maioria dos atendimentos são em cães de pequeno e médio porte. Gatos representam 19% da movimentação.

Um dos animais que estão internados hoje pelo serviço de emergência da Funat é a Brasina, uma buldogue de pelo preto e de pequeno porte que foi abandonada por ter os movimentos das patas traseiras bastante limitados. Em fase de recuperação, está à espera de um tutor que faça uma adoção responsável.

O diretor-presidente da Funat Júlio César Ângelo Rodrigues lembra que esse serviço de atendimento de emergência se destaca porque poucos municípios o oferecem nesse formato idealizado pela prefeitura de Tubarão. “Temos uma Lei do Bem Estar Animal e um fundo que custeia as despesas do atendimento prestado pela clínica conveniada. Temos feito o possível para amparar cães e gatos em situação de rua até que consigam uma adoção responsável”, explica.

O prefeito Joares Ponticelli lembra, ainda, que o município tem se esforçado para controlar ou diminuir a população de animais em situação de rua. “A castração também é um ato de amor aos animais. A Funat já realizou quatro mutirões de castração que beneficiou mais de 1.200 cães e gatos; com iniciativas como essa, e ainda o incentivo à adoção responsável, que conseguiremos atingir os objetivos da Lei do Bem Estar Animal”, comentou o prefeito.

Telefones para acionar o serviço

Funat – 3626-8727 (07h às 19h) e 98419-9507 (plantão)

Em casos de maus tratos a animais: Polícia Militar no 190 ou Polícia Civil 3631-9494