Serviço de atualização imobiliária – georreferenciamento – estará na região do bairro Passagem a partir de segunda-feira (23)

A partir da próxima segunda-feira (23) os funcionários da empresa que executam o georreferenciamento em Tubarão farão a atualização imobiliária no bairro Passagem. Até agora, o levantamento iniciado em abril de 2022 já conta com mais de 17 mil imóveis visitados em nove bairros.

A atualização cadastral é feita pela empresa Geomais Geotecnologia, contratada via licitação. Inicialmente, são feitos os registros aéreos de 55 mil imóveis que são comparados à última planta da secretaria de Fazenda. A partir daí, é feita uma comparação que aponta os novos imóveis e edificações e que são visitadas pelos cadastradores.

O serviço de campo dos 20 cadastradores se baseia na medição predial e registro fotográfico do espaço, além do preenchimento de um questionário simples sobre o imóvel. A atualização imobiliária já passou pelos bairros São Martinho, São Bernardo, São João Margem Esquerda, São João Margem Direita, Vila Esperança, Humaitá de Cima, Km 60 e Km 63.

Como funciona o serviço do georreferenciamento

– As duplas de cadastradores visitam os imóveis cujas edificações não constam na planta do município, se identificam e pedem licença aos proprietários para fazer as medições e fotos do local;

– Cada cadastrador veste um colete, da cor amarela, e porta uma credencial de cordão no pescoço com nome e fotografia da pessoa que está a serviço da Geomais Geotecnologia. Eles também carregam uma prancheta para anotações dos formulários, uma trena e um aparelho de laser para as medições das identificações e telefone celular para os registros fotográficos;

– Não são feitas aos moradores perguntas pessoais como renda, escolaridade ou ocupação profissional;

– Caso não encontrem os moradores/proprietários em casa, os cadastradores deixam no local uma notificação com instruções para que os mesmos enviem por mensagem de WhatsApp algumas informações que seriam coletadas na visita;

– Em caso de dúvidas da população sobre o serviço ou sobre a visita dos cadastradores a população pode buscar esclarecimentos nos telefones (48) 99911-4897 (Vanderson Luís Fruet, coordenador de campo da Geomais Geotecnologia), 3621-9832, na secretaria da Fazenda, ou 3621-9800, no Facilita Tubarão.