Reunião técnica define agenda de atendimento para a inclusão e atualização do Cadastro Único 2023

Foi realizada na sede da Fundação Municipal de Desenvolvimento Social (FMDS), nesta sexta-feira (20), a reunião técnica com o objetivo de repassar às coordenações dos CRAS e CREAS, informações referentes ao Programa Auxílio Brasil, no qual ainda não migrou para o Programa Bolsa Família. A acolhida se dá a novos usuários que estão buscando atendimento para a inclusão no Cadastro Único e organização da agenda de atendimento para 2023.

A inclusão no Cadastro Único não é garantia imediata de que a família será beneficiada com o Programa Auxílio Brasil (que volta a ser chamado de Bolsa Família pelo novo Governo Federal), bem como o acesso a outros programas sociais. A inclusão no programa dependerá da renda familiar e poderá levar meses a ser liberado.

Cabe observar que as famílias inseridas no Cadastro Único devem atualizar o cadastro a cada dois anos, ou quando houver: alguma alteração na renda, composição familiar, endereço e escola. Desta forma se evitará que o cadastro seja excluído do sistema. “Todos os cadastros passam por revisões e auditorias do Governo Federal, e as informações prestadas devem ser de acordo com a realidade vivenciada pela família”, salienta a coordenadora do Setor de Cadastro Único, a assistente social Gilmara Esterchotter Nunes.

Para mais informações, as pessoas podem buscar atendimento nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), ou na FMDS. Vale ressaltar que o cadastro é realizado nas prefeituras, que encaminha os dados ao Governo Federal, via sistema.