Pulverização é realizada para controle do Aedes aegypti

Uma ação de pulverização com inseticida foi realizada em uma área estratégica de Tubarão para reforçar o combate ao Aedes aegypti e reduzir a presença do mosquito transmissor da dengue. A medida faz parte do protocolo do Ministério da Saúde, com ações preventivas para evitar a proliferação do vetor da doença. Novas pulverizações poderão ser realizadas caso sejam identificadas áreas com risco elevado.

Além da pulverização, a cidade conta com um amplo sistema de monitoramento, que inclui mais de 500 armadilhas espalhadas em pontos estratégicos de todo o município. Essas armadilhas são monitoradas a cada sete dias para identificar e conter a presença do mosquito. Já em locais de risco, como cemitérios, borracharias, ferros-velhos e depósitos de materiais de construção, o monitoramento ocorre a cada 14 dias, garantindo uma vigilância contínua e eficaz.

Os Agentes de Combate às Endemias seguem realizando inspeções e atendendo denúncias para eliminar possíveis criadouros do mosquito, reforçando o trabalho de prevenção e controle da dengue no município.

A prevenção da dengue exige o comprometimento de todos. Pequenas ações diárias fazem grande diferença para evitar a proliferação do Aedes aegypti, como manter terrenos e quintais limpos, descartar corretamente objetos que possam acumular água e manter caixas d’água sempre bem vedadas.

“A pulverização é uma das principais estratégias no controle da dengue. Nossa equipe está comprometida com o monitoramento constante e com ações eficazes para garantir a segurança da população. A prevenção é um trabalho contínuo, e estamos atentos a todas as áreas de risco”, comenta o secretário de Saúde, Otávio Piva.

Para ajudar no combate à dengue, a população pode denunciar possíveis focos do mosquito por meio da Ouvidoria Municipal, pelo telefone (48) 3621-9051 ou pelo e-mail ouvidoria@tubarao.sc.gov.br. Também é possível registrar a denúncia pessoalmente no Facilita Tubarão, na Rua Teresa Cristina, 236, bairro Oficinas, de segunda a sexta-feira, das 12 às 18 horas.

Foto: Freepik