Projeto de Inclusão Socioprodutiva realiza treinamento para ingresso no mercado de trabalho
Pessoas beneficiárias do Programa Bolsa Família, que querem ingressar no mercado de trabalho, participaram, na tarde desta quinta-feira (27), da segunda etapa do projeto Inclusão Socioprodutiva.
A capacitação promovida pela Secretaria de Assistência Social, Mulher e Família, por meio dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), foi ministrada pela consultora empresarial e ouvidora do município de Tubarão, Vivian Tamai.
Na primeira etapa, a equipe dos Cras Identificou as famílias unipessoais beneficiárias que possuem condições de entrar no mercado de trabalho, através de um questionário estruturado contendo informações sobre escolaridade, formação profissional, experiência anterior, disponibilidade, deficiências e limitações e o interesse em determinadas áreas de atuação.
Já na segunda etapa, a instrutora abordou, em uma roda de conversa, conteúdos explicativos de como se portar em uma entrevista de emprego (postura, linguagem corporal, tom de voz e vestimenta). “Pessoas em vulnerabilidade social perdem sua autoestima, o que atrapalha até na busca ou retorno ao mercado de trabalho. A iniciativa prioriza preparar e, principalmente, fortalecer aqueles que precisam passar por uma entrevista, que, muitas vezes, pode parecer assustador”, salienta Vivian.
O projeto Inclusão Socioprodutiva visa à inclusão de indivíduos pertencentes a famílias unipessoais cadastradas no Programa Bolsa Família, com idade entre 18 e 45 anos, de maneira estruturada e eficiente, dando o encaminhamento correto para oportunidades de emprego.






Fotos: Kelen Bardini/PMT