Programa TEA realiza capacitação com pais de pacientes autistas

Nesta terça-feira (1), foi realizada uma capacitação para pais de pacientes autistas atendidos pelo Programa TEA. A atividade aconteceu na Universidade do Sul de Santa Catarina (UniSul) e teve como objetivo orientar e capacitar os familiares para melhor compreensão e apoio aos pacientes com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

O Programa TEA, desenvolvido em parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde e a UniSul, oferece atendimento especializado para pacientes com TEA e seus familiares. Todos os pacientes agendados para ingresso no programa passam por uma entrevista de acolhimento, enquanto os pais e familiares recebem capacitações conduzidas por profissionais qualificados. Os atendimentos são realizados de forma individual e em grupo, conforme o nível de suporte necessário.

Além do acompanhamento por uma equipe multidisciplinar, composta por fonoaudióloga, psicóloga, educadores físicos, fisioterapeuta e nutricionista, o programa também conta com uma médica psiquiatra infantil e, agora, outra psicóloga, ampliando o suporte oferecido aos pais e familiares dos pacientes.

Para acessar o serviço, o paciente precisa passar por avaliação médica na Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência. Ressalta-se, entretanto, que são atendidos apenas os casos mais leves, classificados como nível 1. Já para aqueles casos que se encaixam no chamado nível 2, os mais graves e que têm maior demanda, são oferecidos apenas atendimentos nutricionais e atividades voltadas ao desenvolvimento de habilidades.

O PROGRAMA – O Programa de Atendimento a Pacientes com Transtornos do Espectro Autista (TEA), implementado pela Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a UniSul, tem por objetivo oferecer uma atenção especializada e direcionada aos pacientes que possuem o diagnóstico confirmado de TEA, e seus familiares.

Atualmente, mediante a demanda da lista de espera e oferta de vagas, todos os pacientes agendados para ingressar no ciclo do programa, independente do nível de suporte, recebem a entrevista de acolhimento, e os pais e familiares recebem as capacitações desenvolvidas pelos profissionais envolvidos nas atividades. Os pacientes que possuem o diagnóstico de TEA nível de suporte 1 recebem os atendimentos individuais e em grupos, de acordo com a organização do serviço, com todos os profissionais disponíveis, que realizam as terapias, e os pacientes que são dos níveis 2 e 3 recebem o acompanhamento nutricional individual. No momento presente, está incluído um projeto de extensão em parceria com a UniSul, o qual conta com a participação de alunos das áreas da saúde e da educação, cujas atividades englobam também os pacientes com os níveis 2 e 3. As atividades buscam incentivar o desenvolvimento de habilidades motoras, acadêmicas, sociais, lúdicas, de comunicação e autocuidado dos participantes.

Para ter acesso ao serviço, o paciente precisará passar por avaliação médica na Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência e, após o encaminhamento ao programa, um profissional responsável pela unidade enviará, através de um memorando interno (via 1DOC) para o setor TEA – Programa TEA, as informações e documentos para registro do paciente na lista de espera própria do serviço. O memorando enviado deve incluir, obrigatoriamente:

  • Cópia anexada do encaminhamento do médico da UBS, podendo incluir também do médico especialista, caso haja!
  • Cópia anexada do documento de identidade do paciente e do responsável;
  • Cópia anexada do Cartão Nacional de Saúde (CNS);
  • Cópia anexada do comprovante de residência atual;
  • Número de telefone atualizado para contato.

Fotos: Rafaele Sampaio/PMT