Programa Olha a Arte traz semana de homenagens e eventos alusivos ao Dia dos Cultos dos Orixás
Dentro da programação de abril do Programa Olha a Arte, desenvolvido pela Fundação Municipal de Cultura, tem início nesta terça-feira (23) a exposição “Jorge/Ogum, o Senhor dos Caminhos”, de curadoria da jornalista Emanuela da Silva e com fotos de Christian Parente, e que será aberta a partir das 19h30 no Centro Municipal de Cultura Willy Zumblick.
No cerimonial de abertura, a programação conta com roda de capoeira, com o grupo Capoeira de Valor Mestre Frank, apresentação musical de pontos com integrantes da Tenda Espírita Cavaleiros de São Jorge, visitação do público às obras da mostra e música, com degustação de quitutes típicos da culinária afro-brasileira.
No dia 24, quarta-feira, estão previstos a visitação dos alunos da Escola Municipal de Educação Básica Faustina da Luz Patrício, às 14 horas; apresentação dos alunos do conto africano O Coração do Baobá, às 14h30; e o workshop Ervas que Curam o Corpo e a Alma, com a Mãe Sandra de Iansã, da Santos & Encantos e o massoterapeuta Jean C.H. Carrara, a partir das 19h30.
A celebração prossegue na quinta-feira, dia 25, a partir das 14 horas, com o workshop Ancestralidade e a Amarração de Turbantes, com a Mãe Marília de Iemanjá. Às 19h30, acontece a apresentação do espetáculo Sementes, com o grupo Encantados Contadores de Histórias, cujo elenco conta com Alana Meneghel, Miro Brown e Pati Souza. Às 20h30, por sua vez, tem início workshop com o tatuador Anderson Rafael, com o tema Do Sagrado ao Profano, eu eternizo a Minha Escolha.
Para encerrar a semana, na sexta, dia 26, temos o Sextou Cultura, que terá como atrações, a partir das 19h30, a Banda Stan, seguida da apresentação de dança Ritmos, com o professor Ângelo (Pigue), a partir das 20 horas.
A semana comemorativa ao Dia dos Cultos dos Orixás termina na segunda-feira, dia 29, com o workshop Visa Laser – Estética em Pele Negra, Técnicas e Desafios, a partir das 19h30 e, às 20h30, com a Roda de Conversa com o fotógrafo Christian Parente, autor das fotos que compõem a exposição “Jorge/Ogum, o Senhor dos Caminhos” e os desafios deste trabalho, onde ele conversará com os integrantes da equipe em suas respectivas áreas de atuação, encerrando a mostra.
Todos os eventos da programação acontecem no Centro Municipal Willy Zumblick. A realização da Semana Dia dos Cultos dos Orixás é uma realização da Setorial de Cultura Afro-Brasileira, em uma parceria com a Fundação Municipal de Cultura e com o apoio do Museu Ferroviário de Tubarão.