Programa “Olha a Arte” movimenta a cultura em abril
O Programa “Olha a Arte”, da Fundação Municipal de Cultura, terá em abril a temática do livro, da literatura e dos povos originários. Assim, o Centro Municipal de Cultura – Willy Zumblick elaborou, por meio da Curadoria de Exposições, uma agenda atrativa para nossos cidadãos e turistas.
No dia 2, em comemoração ao mês do Dia do Livro, às 19 horas, acontecem os lançamentos do livro infantil “Duas histórias para baixinhos e baixinhas” e da exposição fotográfica “Literatura e Literatos”, do médico e membro da Acatul José Warmuth Teixeira.
As fotos desta exposição retratam os locais visitados pelo o autor e sua esposa ao longo dos seus 61 anos de matrimônio. Dr. Warmuth destaca em fotos a conotação dos seus registros com a literatura e literatos. Ele retratou com qualidade e sensibilidade livrarias, bibliotecas, escritores, poetas, monumentos e outros acontecimentos que marcaram o mundo dos livros e seus autores.
Dr. Warmuth destaca e agradece a participação competente e interessada dos servidores lotados no Centro Municipal de Cultura, principalmente aos curadores do Programa Olha a Arte Geraldo Corrêa e Diolene Gonçalves.
Ainda em abril:
- De 23 a 29 – Considerando que o dia 23 de abril marca o “Dia dos Cultos aos Orixás” e a religiosidade de matriz africana no município de Tubarão, terá início a Exposição “Jorge/Ogum, o Senhor dos Caminhos”, uma mostra fotográfica feita por Christian Parente, com a temática do Santo Guerreiro “São Jorge” no sincretismo religioso “Ogum”. Esta mostra, idealizada pela representante eleita da Setorial Afro-Brasileira no Conselho Municipal de Políticas Culturais (a ser implantado) Emanuela da Silva, em parceria com a Fundação Municipal de Cultura, será composta de fotografias e produtos artesanais relacionados ao tema.
- De 01 a 29 – Apresentação “Obras dos povos originários”, de Sebastião Ribeiro Salgado Júnior, brasileiro, fotógrafo documental e fotojornalista, que viajou por mais de 120 países para seus projetos fotográficos. Ele fotografou a luta dos imigrantes, o que resultou no livro “Êxodos”, publicado em 2000, e que oferece visões únicas da vida apresentadas em belíssimas imagens fotográficas dos povos originários.
- Dia 15 – Acontece a conversa presencial com a Cacique Eliara, líder há 8 anos da aldeia guarani “Yaka Porã”, em Palhoça. A partir das 14 horas, com alunos de escolas municipais e particulares, ela vai descrever um dia da vida de seu povo e a liderança feminina que equilibra as aldeias do passado e do presente.
- Dia 26 – Na última sexta-feira do mês, a partir das 18h30, será realizada mais uma edição do “Sextou Cultura”, movimentando arte, música, dança e cultura na Praça Sete de Setembro, no Centro de Tubarão.
Fotos: Divulgação/PMT