Programa Novos Caminhos apresenta ações para 2025 para os Serviços de Acolhimento
A equipe da Secretaria de Assistência Social, Mulher e Família, representada pela assistente social e gestora da Proteção Especial de Média e Alta Complexidade, Lilian Folchini, pela psicóloga e coordenadora da Família Acolhedora, Gisele Pickler, e pela coordenadora do Serviço de Acolhimento Bem Viver, Mara de Souza Niehues, participaram, na última segunda-feira (31), da primeira reunião de 2025 do Programa Novos Caminhos, no Fórum da Comarca de Tubarão.
A interlocutora da região sul, que representa a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), o Serviço Social da Indústria (Sesi) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Cíntia Nowasco da Silva, apresentou aos serviços de acolhimento do município e à assessoria jurídica da Vara da Infância e da Juventude de Tubarão os trabalhos oferecidos pelo programa no primeiro semestre de 2025, os cursos que já estão em aberto e também traçaram outras atividades.
O Programa Novos Caminhos é uma iniciativa do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), Fiesc, Sesi e Senai, que visa a capacitação profissional e inclusão no mercado de trabalho de jovens e adolescentes, de 14 a 18 anos, que vivem em casas de acolhimento, sob a tutela do Estado. Atualmente, o programa conta com outros parceiros, como a Geração de Emprego, Renda e Apoio ao Desenvolvimento (Gerar), o Centro de Integração Empresa-Escola (Ciee) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).
São oferecidos capacitação, orientação e encaminhamento para programas de escolarização e profissionalização. “Essa reunião foi essencial para estreitarmos laços e planejarmos ações macro, sempre com o objetivo de proporcionar experiências enriquecedoras para crianças e adolescentes dos serviços de acolhimento da região”, ressaltou Cintia.
Na ocasião, foram entregues itens esportivos adquiridos através do projeto Tampinhas do Bem, além de absorventes e pijamas confeccionados pelas alunas do curso de costura da Escola Móvel do Senai, e meias doadas pela Cia. da Meia.


Fotos: Divulgação/PMT