PROCON REALIZA PESQUISA DE PREÇOS PARA O DIAS DAS MÃES E ORIENTA OS CONSUMIDORES SOBRE SEUS DIREITOS

Com a proximidade do Dia das Mães, celebrado neste domingo (12), nesta terça-feira (07), o Procon realizou uma pesquisa de preços em 16 estabelecimentos.

Foram pesquisados os maiores e os menores preços praticados dos seguintes produtos: pijamas, escovas secadoras e secadores de cabelo.

A pesquisa se encontra em anexo.

Além disso, o Procon reforça a importância dos consumidores estarem bem informados para evitar transtornos durante e após as compras.

Deste modo, algumas orientações devem ser observadas. Inicialmente, o consumidor deve fazer pesquisas sobre o produto que pretende comprar, para obter o menor preço possível no mercado, além de verificar, no ato da compra, se o valor anunciado é o mesmo cobrado no caixa do estabelecimento.

Ainda em relação aos preços, o estabelecimento tem a obrigação de colocá-los nas etiquetas ou nas prateleiras. Por isso, no momento da compra, é importante verificar as informações das embalagens, incluindo o valor cobrado à vista e as taxas de juros, no caso de compras a prazo. A loja também deve possuir uma placa informando quais as modalidades de pagamento que são aceitas (carnê, crédito, débito, pix, entre outras).

Outras orientações:

  • Exija sempre o documento fiscal, que comprova a relação de consumo e será necessário para reclamar, caso haja algum problema com o produto;
  • Prazos para reclamações: 30 dias para produtos não duráveis (que se extinguem rapidamente com seu uso, como alimentos, por exemplo) e 90 dias para os bens duráveis (que tem consumo prolongado, como aparelhos celulares, geladeiras, televisões entre outros);
  • Vale troca/presente: Consulte o lojista para verificar se a empresa trabalha com vale troca/presente. Peça para constar na nota fiscal a informação, bem como o prazo para troca ou o prazo para utilização do vale presente na loja;
  • Compras online: Procure saber se a loja é de confiança, buscando avaliações de outros usuários que já compraram na mesma. Informações como CNPJ, endereços físicos e demais dados da empresa, como a razão social, por exemplo, podem auxiliar;
  • Desconfie de megapromoções: Tome cuidado com produtos baratos demais. Questione sobre ser uma possível página falsa, se a loja é de procedência e se a mercadoria é original, além de vir com nota fiscal e garantia;
  • Formas de pagamento: Escolher a melhor forma de pagamento é fundamental e o consumidor deve levar em conta que os produtos podem ter valores distintos, se pagos à vista ou parcelados;
  • Segurança: Para as compras online é recomendado utilizar uma máquina com antivírus. Outra dica é sempre digitar o endereço do site no navegador de internet. Antes de fornecer os dados, verifique se o endereço do site começa com “https://”;
  • Prazo de arrependimento: O consumidor pode desistir do contrato, no prazo de sete dias a contar de sua assinatura, ou do ato de recebimento do produto ou serviço, sempre que a contratação de fornecimento de produtos e serviços ocorrer fora do estabelecimento comercial, especialmente por telefone ou a domicílio.

Em caso de dúvidas ou denúncias, o consumidor pode entrar em contato com o Procon pelo telefone (48) 3621-9818, no e-mail: procon@tubarao.sc.gov.br ou comparecer presencialmente na sede do órgão, localizada na Rua Teresa Cristina, 236, em Oficinas, no horário de funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas, sem fechar ao meio-dia.

Foto: Divulgação/PMT