Procon orienta consumidores em relação à Black Friday
A Black Friday 2024, evento em que o comércio varejista promove descontos e ofertas, acontece no próximo dia 29 no Brasil. O Procon de Tubarão traz algumas recomendações para que o consumidor tenha cuidados ao aproveitar as promoções.
A primeira orientação, antes de o consumidor adquirir o produto, é realizar uma pesquisa de preços e verificar as condições que a loja oferece, como taxas de juros, número de parcelas e o custo efetivo total da operação.
O consumidor também deve monitorar os preços antes da data. Na semana da Black Friday, algumas empresas aumentam o valor do produto e criam um desconto que, na verdade, não é real. O consumidor acaba por levar um produto acreditando que houve desconto, mas, na realidade, está pagando o valor real praticado antes da promoção.
Os produtos expostos nas vitrines devem apresentar o preço à vista e, se vendidos a prazo, o total a prazo, as taxas de juros mensal e anual, bem como o valor e número das parcelas.
Antes de adquirir o produto em loja física, o consumidor deve questionar a política de trocas da loja, pois elas não são obrigadas a efetuar as substituições se o produto não apresentou defeito ou vício de funcionamento. Caso a loja troque, guarde bem o comprovante de pagamento do produto e a nota fiscal do mesmo.
Todo produto possui garantia, mesmo sendo usado. A garantia legal é de 90 dias para bens duráveis e 30 dias para bens não duráveis.
Se o produto apresentar defeito, o prazo de reparo é de 30 dias. Não havendo o reparo dentro do prazo, o consumidor tem direito a um produto novo, à devolução do valor pago ou o abatimento proporcional no preço.
É muito comum as lojas venderem os produtos de mostruário e classificá-los como sem garantia por isso. Entretanto, segundo o Código de Defesa do Consumidor, todo e qualquer produto, seja ele de mostruário ou não, possui uma garantia legal assegurada.
Sobre compras online, alguns bancos encaminharam algumas orientações que devem ser observadas pelos consumidores:
- Priorize os meios de pagamento digitais para as compras online – como o cartão virtual temporário, que expira em 48 horas, e as carteiras digitais;
- Desabilite temporariamente o uso de seu cartão de crédito físico em compras online (utilizando apenas o cartão virtual);
- Caso o pagamento seja via boleto ou transferências como TED ou PIX, importante conferir se o nome do destinatário e o valor correspondem aos da compra realizada. Para boletos, é importante também checar informações como CPF ou CNPJ do emissor, data de vencimento e valor da compra;
- Atente-se aos links: desconfie de mensagens de remetentes desconhecidos e nunca clique em links de ofertas com descontos exagerados ao receber mensagens por e-mail, SMS, redes sociais ou WhatsApp;
- Antes de colocar o número do cartão em um pagamento na internet, verifique na barra do navegador se o endereço que aparece no site corresponde ao da loja oficial ou da empresa de pagamento.
- O prazo para arrependimento das compras online é de 7 dias, a contar de sua assinatura ou do ato do recebimento do produto.
Em caso de dúvidas ou denúncias, o consumidor deve entrar em contato com o Procon através do telefone (48) 3621-9818, pelo e-mail procon@tubarao.sc.gov.br ou comparecer presencialmente na sede do órgão, localizada no Facilita Tubarão, situado à Rua Teresa Cristina, 236, em Oficinas, de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas, sem fechar ao meio-dia.