Prefeitos de Tubarão de 1870 a 2022

Vamos apresentar aqui os perfis dos mandatários de Tubarão, através dos tempos, desde que foi criado o município.

A pesquisa foi realizada com base em livros, anotações de historiadores, atas e documentos da Câmara Municipal e da Prefeitura e jornais das épocas. Foram explorados livros da Biblioteca Pública Municipal Olavo Bilac e o acervo do Arquivo Histórico Amadio Vetoretti. Também, foram entrevistados ex-prefeitos, familiares e outros cidadãos com conhecimento sobre o assunto.

Neste tipo de pesquisa, procura-se chegar o mais próximo possível da realidade dos fatos ocorridos, no entanto, há a possibilidade de enganos, até porque, em algumas situações, o mesmo fato é narrado por veículos e/ou autores diferentes, com incongruências em datas, números e versões. Neste caso optamos sempre pela versão mais citada.

Procuramos apresentar as informações referentes a cada mandatário, obedecendo um padrão, sempre que possível. Dividimos os perfis em blocos, de acordo com os ciclos dos regimes administrativos do país, com influência nas administrações municipais, tendo como base as constituições brasileiras.

Os perfis são apresentados em ordem cronológica, do mais antigo ao mais atual, englobando as informações de dois ou mais mandatos, quando for o caso. Invariavelmente, podem estar inseridas no perfil de um ou outro mandatário, informações relativas à realidade eleitoral, política e/ou administrativa da época.

A nomenclatura utilizada para determinar a posição do mandatário leva em consideração duas situações: a denominação do cargo instituído legalmente e a forma como chegou ao poder. Assim podemos encontrar:

NOMENCLATURAS DO CARGO:

  • Presidente da Câmara, da Intendência ou do Conselho Municipal (conforme adotado em cada época);
  • Intendente;
  • Superintendente;
  • Prefeito.

FORMA DE ASCENÇÃO:

  • Eleito: aquele que passou por voto popular, seja voto direto ou de colégio de eleitores (ou voto do Poder Legislativo), para chegar ao cargo e cumprir um mandato pré-determinado;
  • Nomeado: aquele que, de acordo com a legislação vigente à época, foi nomeado para ocupar o cargo, por tempo específico, por autoridade superior;
  • Interino: aquele que ocupou o cargo executivo, por um ou mais períodos, na ausência momentânea do titular, de forma oficial. Podem ser substitutos legais (subprefeitos), presidentes do Legislativo ou vice-prefeitos;
  • Efetivado no cargo: trata-se do interino, na linha sucessória, que cumpriu o restante do mandato do titular, por impedimento definitivo deste, seja por renúncia ou falecimento.