Plano de Contingência Municipal começa a ser elaborado

Os membros do Grupo de Ações Coordenadas – GRAC, formado por representantes de diversas entidades civis e militares de Tubarão, conheceram na tarde desta quinta-feira (29), o esboço do Plano de Contingência Municipal (Plancon).

O Plancon dever ser previamente elaborado para orientar as ações de preparação e resposta a um determinado cenário de risco, caso um evento adverso venha a se concretizar.

O plano atualizado concentra informações importantes, que vão desde a indicação dos membros e as responsabilidades de cada órgão na gestão de desastres, definição dos sistemas de alerta e de atendimento emergencial à população, incluindo-se rotas de deslocamento e pontos seguros no momento do desastre, bem como a localização de abrigos e centros de recebimento de doações e suprimentos, entre outras definições necessárias para facilitar as atividades de preparação e otimizar a resposta à população.

O prefeito Jairo Cascaes participou da reunião e lembrou que a população poderá participar da elaboração do plano. “O plano vai ser disponibilizado aos tubaronenses para que possam dar sugestões e, assim, todos poderão contribuir para que o documento atenda às nossas necessidades”, ressalta

A primeira versão do documento ficará sob consulta pública por cerca de 20 dias. “Neste período, esperamos que os membros do GRAC e toda a sociedade possam tomar conhecimento do teor. Após esse prazo, a versão final vai ser apresentada em audiência pública e, posteriormente, se tornará um decreto municipal”, explica.

O conteúdo completo do plano será disponibilizado no site da prefeitura (www.tubarao.sc.gov.br), nos próximos dias.

Galeria de Áudios

29/02/2024 - Prefeito Jairo Cascaes

Baixar Tocar

29/02/2024 - Secretário Diego Goulart

Baixar Tocar