Palestra sobre trabalho infantil é ministrada na FMDS
Na última sexta-feira (23) foi realizada no auditório da Fundação Municipal de Assistência Social (FMDS) uma palestra ministrada por Mariana Jacques, com o tema “O Trabalho Infantil, a Rede de Atendimento e Suas Conexões”. Mariana atua há mais de oito anos na área que diz respeito as crianças e adolescentes e a palestra teve como público os conselheiros de direito e profissionais da rede de proteção e atendimento à criança e ao adolescente.
A palestra teve como objetivo fazer uma reflexão sobre o direito de todas as crianças à infância, educação, saúde, lazer e segurança. O trabalho infantil é uma das piores violações de direito contra a criança e ao longo da palestra, mitos e verdades sobre o temaforam abordados. A conscientização dos prejuízos causados a curto e longo prazo pelo trabalho infantil ao longo da vida é fundamental, afinal, a formação das crianças pode ser severamente impactada.
De acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD Contínua) sobre Trabalho de Crianças e Adolescentes, em 2019, havia 1,768 milhão de crianças e adolescentes de 5 a 17 anos em situação de trabalho infantil, o que representa 4,6% da população (38,3 milhões) nesta faixa etária.