Palestra sobre a sexualidade na maturidade foi destaque em confraternização na SMDS

“Os desafios da sexualidade na terceira idade: começos, recomeços e o poder da autoestima” foi o tema abordado na palestra da confraternização de encerramento do ano de 2024, na última quinta-feira (12), no auditório da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS), dos grupos de idosos e de mulheres dos três CRAS, acompanhados pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), através da SMDS.

A sexóloga e comunicadora Sibéle Cristina Garcia proporcionou momentos de interação, reflexão e dinâmicas divertidas, para que os participantes absorvessem o assunto sexualidade de uma forma leve. “Falar sobre temas profundos não precisa ser pesado, pode ser uma celebração à vida. Envelhecer com afeto, respeito e, acima de tudo, dignidade”, salienta.

A palestrante ressalta que discutir sobre sexualidade na maturidade é cercado de tabus, mas essencial para a qualidade de vida em qualquer idade. “Dialogar sobre sexualidade na terceira idade é falar sobre liberdade, escolhas e reconexões. É entender que, embora os corpos mudem e os ciclos da vida avancem, o direito ao prazer, ao afeto e ao bem-estar emocional permanecem intactos”, destaca.

A autoestima foi outro ponto-chave da palestra. De acordo com Sibéle, envelhecer não significa perder o brilho, mas redescobri-lo sob novas luzes. Ela enfatiza que a beleza que vem da experiência e da sabedoria de quem viveu, amou, chorou e se reinventou merece ser celebrada. “Quando olhamos para nós mesmos com carinho e aceitação, criamos as condições para construir relacionamentos mais saudáveis, leves e felizes, sejam eles com parceiros, amigos ou conosco mesmos”, finaliza.

O encontro foi encerrado com a entrega de presentes e um lanche para os participantes.