Pais, professores e gestores conversam sobre inclusão
A proposta de levar informação sobre a temática Inclusão teve mais uma etapa nesta semana.
Uma roda de conversa com pais, professores e gestores do CEI Chapeuzinho Vermelho foi promovida pelas professoras do Atendimento Educacional Especializado (AEE), da rede municipal de ensino.
A roda de conversa interativa proporciona aos participantes possibilidades de efetivarem questionamentos para esclarecerem dúvidas quanto aos comportamentos, questões relacionadas a medicamentos, alimentação e demais situações do dia a dia, que possam melhorar a vida das criança com deficiência ou sem deficiência.
De acordo com o artigo 205 da Constituição Federal, a educação visa o pleno desenvolvimento da pessoa para o exercício da cidadania e preparo para o trabalho e, também, determina atendimento educacional especializado às pessoas com deficiência, realizado preferencialmente na rede regular de ensino. “A educação é um direito fundamental da pessoa com deficiência, em todos os níveis de aprendizado ao longo da vida”, ressalta a professora Silvana Aparecida Nogueira.
Para a gestora Miriam Rodrigues de Oliveira, a melhor maneira de lidar com o preconceito é a informação. “Conhecimento é tudo, pois ele gera conscientização.”
Por que é importante a conscientização sobre os tipos de deficiência?
Com a falta de conhecimento, a deficiência é tratada como uma doença crônica, um peso ou um problema. O estigma da deficiência é grave, transformando as pessoas cegas, surdas e com deficiências intelectuais ou físicas em seres incapazes, indefesos, sem direitos, sempre deixados para o segundo lugar na ordem das coisas.
É necessário muito esforço para superar esta marca.
Conscientizar a sociedade sobre as deficiências diminui os estigmas e os termos pejorativos. Falar da importância da inclusão e do respeito às diferenças, faz com que as pessoas com deficiência se sintam motivadas a não desistirem do direito de uma sociedade igualitária, inclusiva e sem preconceito.
O respeito não mede diferenças, ele acolhe, cuida e faz cada um se sentir especial do jeito que é!