Pista de Skate Centro

A pista de skate Jair Freccia Júnior, também conhecida como The Rock, a Rocha é símbolo de um esporte que começou a ser praticado timidamente, mas que logo conquistou adeptos. A reforma deste espaço é o reconhecimento da importância deste esporte e do estímulo à prática de atividades físicas, por parte do poder público municipal.

A história desta pista se confunde com a história de centenas de tubaronenses. O skate começou a ser praticado em Santa Catarina e em Tubarão na década de 1970. O ponto de encontro da juventude naquela época era a praça Walter Zumblick e exatamente por isso, tornou-se também o espaço para a prática do esporte.

Percebendo o crescimento do esporte no fim da década de 1970, a prefeitura de Tubarão, na época com o prefeito Paulinho May, resolveu construir uma pista de skate na praça, visando proporcionar melhores condições para a prática da atividade. O que era um chafariz serviu de base para a construção da pista. Logo o ponto de encontro dos jovens skatistas virou referência nacional.

Já nos seus primeiros anos de existência, a pista foi palco de diversos campeonatos e eventos, atraindo skatistas profissionais e amadores de todo país e até mesmo atletas internacionais. Em 2013 estiveram em Tubarão o skatista Milton Martinez e a equipe da revista americana Thrasher Skateboard, a maior editoria de skateboard do mundo.  Após muitas reivindicações dos praticantes do esporte, em março de 2014, a prefeitura deu início às obras de reforma. Foram investidos R$ 72 mil. A pista foi reinaugurada no dia 24 de maio.

Os trabalhos consistiram em uma reforma estrutural, com a redefinição da curvatura, pintura interna em azul e o exterior grafitado pelos artistas convidados Douglas Augusto, o Dogz, Bagre Hommies, Kinho, Pedro Guimarães, Nando, Umbert Danka e Thomas Don Braga estão grafitando a pista.