Otto Frederico Feuerschüette – 15º mandatário

Superintendente eleito (prefeito) – Períodos: 1923/1926 (16ª gestão); 1927/1930 (17ª gestão)

Otto Frederico Feuerschüette

Otto Frederico Feuerschüette nasceu em Tubarão em 9 de abril de 1881, falecendo em 21 de agosto de 1971. Filho de Frederico Henrique Feuerschüette (03/06/1853 – 07/02/1927) e Joana Feuerschüette (25/05/1849 – 02/08/1931). O pai, Frederico, foi vereador em Tubarão na 8ª Legislatura (1892), 10ª Legislatura (1894), 11ª Legislatura (1894/1895), 12ª Legislatura (1895/1901), 13ª Legislatura (1901/1902) e 16ª Legislatura (1911/1914). Otto casou-se quatro vezes: com Carlota Rosa, com quem teve os filhos Rui César (que foi Deputado Estadual e presidente da Assembleia), Elsa (que se casou com Serafim Bertaso, que foi Deputado Federal por Santa Catarina), Elsi (que se casou com Octávio Ribeiro de Castro, engenheiro, administrador do Porto de Imbituba), Ilsa (que se casou com Benoni Laurindo Ribas, médico, secretário de Saúde dos governadores Nereu Ramos e Aderbal Ramos da Silva), Henrique Otto, Túlio, Léo, Alsa e Olsa; com Ida Wendhausen Ávila, com a qual não teve filhos; com Irma Ghizzo (01/05/1912 – 11/08/1949), com quem teve os filhos Irmoto (prefeito de Tubarão em dois mandatos) e Otirma; com Verônica Kuhnen, com a qual não teve filhos. Formou-se médico na Faculdade de Medicina do Rio de janeiro, em 28 de janeiro de 1910. Estabeleceu-se como médico em Tubarão, onde atuou profissionalmente por mais de 50 anos, sendo diretor do Hospital Nossa Senhora da Conceição. Foi vice-presidente do Clube de Regatas Aldo Luz e presidente do Clube 7 de Julho.

Dr. Otto foi candidato a superintendente pela primeira vez nas eleições de 14 de agosto de 1918, obtendo 159 votos, pleito vencido por João Luiz Collaço. Nesta ocasião, o governador Hercílio Luz, apoiador de Collaço, prometeu que se esforçaria para estar com Dr. Otto na próxima eleição, inclusive com candidatura única.

Em 12 de novembro de 1922, Dr. Otto foi candidato a superintendente, pelo Partido Republicano Catarinense, agora com o apoio do governador e em candidatura única. Obteve na eleição 1.202 votos, elegendo-se superintendente para o mandato 1923/1926 (16ª gestão). Nesta eleição, mesmo com o Dr. Otto sendo candidato único do PRC, houve um voto para Luiz Martins Collaço na eleição, provavelmente o seu próprio, já que não concordava com a candidatura de Otto.

Em 1926, Otto Feuerschüette foi novamente eleito, agora com 2.022 votos, assumindo o cargo de superintendente que, a partir de 1928, mudou de denominação, passando a chamar-se “prefeito”. O mandato conquistado iria de 1927 até 1930 (17ª gestão). Dr. Otto acabou encerrando o mandato dois meses antes do final, entregando as chaves da prefeitura aos revolucionários do movimento de 1930.

Ações de gestão: Dr. Otto foi o primeiro político a assumir o comando do município depois de muitas gestões de controle do clã Collaço e continuava praticando a Medicina de forma aplicada e solidária, sem perder de vista a missão imposta pelo cargo; promoveu ações ligadas à Saúde, como drenagens e combate aos mosquitos; abertura de estradas para o interior, ligando a sede aos distritos de Treze de Maio e de Braço do Norte; instalação das primeiras linhas de telégrafo; calçamento da rua Coronel Collaço; aquisição do Palacete Central, para se tornar a sede do governo municipal; lançamento do primeiro projeto de uma ponte sobre o Rio Tubarão;

Otto Feuerschüette foi candidato a deputado estadual nas eleições de 4 de dezembro de 1927, obtendo 20.185 votos, o terceiro mais votado do estado, elegendo-se para a 14ª legislatura da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (1928/1930). Em 1936 foi, novamente, candidato a prefeito, obtendo 1.283 votos, não se elegendo, ao perder para Marcolino Martins Cabral, numa eleição em que os resultados foram contestados pelos vencidos.

Pela Lei Municipal 182/1957, foi homenageado com a denominação de uma via pública, com seu nome, no bairro Vila Moema, em Tubarão; tem seu nome também em um Colégio Estadual, no Centro de Capivari de Baixo; na Praça Sete de Setembro, em tubarão, há uma herma (busto) de Otto Feuerschüette, erguida em sua homenagem; é patrono do Curso de Medicina da Unisul Campus Tubarão; patrono da Cadeira número 50 da Academia de Medicina do Estado de Santa Catarina; teve seu nome denominando um ginásio de esportes, no bairro Vila Moema, em Tubarão.

Nas gestões de Otto Feuerschüette também ocorreram substituições do titular. Uma delas pelo presidente do Legislativo, vereador Simeão Esmeraldino de Menezes e em outras oportunidades pela figura do substituto legal (ou subprefeito) no caso, Martinho Ghizzo, seu sogro.