Números da dengue atingem maior índice do ano na cidade

As equipes do Núcleo de Combate às Endemias do Centro de Operações de Emergências Municipais em Saúde (COEMS) e da Vigilância Epidemiológica atualizaram nesta quarta-feira (27), os dados referentes aos focos do mosquito Aedes aegypti, que aumentaram de forma ainda mais preocupante em relação aos números da última semana, deixando as autoridades de saúde do município em alerta máximo. Foram atualizadas ainda as informações sobre transmissão e de casos de dengue na cidade.

Temos agora 89 focos do mosquito encontrados este ano, contra 70 da última semana: 30 em Oficinas, 17 no Centro, 13 na Vila Esperança, oito no Humaitá de Cima, quatro no São João Margem Esquerda e no Santo Antônio de Pádua, três no Humaitá,, dois na Vila Moema e um foco cada no Monte Castelo, no Morrotes, no São Martinho e no Recife. Em termos de notificações, registrou-se mais um aumento, de 232 para 251.

Em relação a casos confirmados, outro aumento: temos agora 15 no total, contra nove na última semana, sendo sete alóctones (transmissão fora da cidade) e oito autóctones (transmissão dentro da cidade). Como se vê, pela primeira vez no ano, o número de casos transmitidos dentro do município supera o de casos contraídos fora da cidade. Existem ainda 206 casos descartados, e outros 30 sob investigação no momento.

Mais do que nunca, e ressaltando os números bastante elevados já registrados este ano em todo o estado e no país, a participação da comunidade no combate ao mosquito, que transmite, além da dengue, a febre chikungunya e o zika vírus, se faz mais do que necessária, em trabalho conjunto às autoridades de saúde do município. Por isso, evite manter em sua casa, apartamento ou terreno recipientes que possam armazenar água a céu aberto, como latas, baldes, garrafas, vasos de plantas, potes, pneus, caixas d’água destampadas, dentre outros.

Mantenha sempre limpos também terrenos em geral, como pátios e quintais, por exemplo. Limpe, ainda, as calhas, e com frequência, de modo a evitar que galhos e folhas impeçam a água de escoar, de modo a acumulá-la.

Use repelentes como proteção adicional, ao longo de todo o dia, pois este é o período em que o mosquito está mais ativo. Este tipo de produto proporciona mais segurança em relação à picada do inseto. Em tempo, inseticidas também podem ser utilizados, sempre de acordo com suas respectivas instruções. Mosquiteiros podem servir como proteção a pessoas que se encontram em repouso durante o dia, como bebês e acamados.

Sintomas como febre alta e persistente, acompanhada de enjoo e vômito, dor de cabeça constante, dor no fundo dos olhos, manchas vermelhas espalhadas pelo corpo, cansaço excessivo e dor nas articulações devem ser percebidos, pois são indicativos de dengue. Neste caso, procure imediatamente um médico.

Você pode ainda ajudar no combate ao mosquito por meio de denúncias sobre a existência de possíveis focos, por meio da Ouvidoria Municipal, pelo telefone (48) 3621-9051, pelo WhatsApp (48) 98419-7361 ou pelo e-mail ouvidoria@tubarao.sc.gov.br.

Caso prefira, dirija-se pessoalmente ao Facilita Tubarão, localizado na Rua Teresa Cristina, 236, em Oficinas, de segunda a sexta-feira, das 13 às 19 horas, e faça sua denúncia presencialmente.