Novos CEIs dos bairros São Martinho e São João ME serão concluídos com recursos do Governo Federal

A construção dos Centros de Educação Infantil (CEIs) nos bairros São João Margem Esquerda e São Martinho ganhou um novo rumo nesta quarta-feira (18). Em Brasília, o vice-prefeito Caio Tokarski obteve a confirmação de que o Governo Federal remodelou o orçamento para todas as obras do Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Proinfância), o que contempla a conclusão das duas creches em Tubarão.

Iniciadas em 2017, as duas obras enfrentaram diversos problemas por falta de repasse de recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Sem expectativas de ver os trabalhos normalizados, em 2021 o município chegou a propor à União assumir integralmente a responsabilidade das obras e concluí-las com recursos próprios, mas esse encaminhamento acabou não sendo completado.

Ao visitar o Ministério da Educação para retomar os encaminhamentos pretendidos, o vice-prefeito Caio Tokarski soube que o Governo Federal revisou algumas prioridades e dará continuidade às obras sem o chamado limite de medição para pagamentos.

“É uma meta do ministro Camilo Santana concluir essas obras do programa Proinfância iniciadas em 2012 e que nos últimos quatro anos praticamente foram esquecidas. A boa notícia é que não tem mais limite de medição, que antes eram feitas medições de 2%, 3% da obra”, destacou Caio.

Quando concluídas, as duas creches poderão receber 120 crianças cada.