Definida a entidade gestora do Centro de Inovação – Sigma Park

Com as obras físicas concluídas, o Centro de Inovação – Sigma Park teve definida neste fim de ano sua entidade gestora. As operações do espaço ficarão à cargo do Instituto Rota Sul de Ciência e Tecnologia, que foi apresentado nesta quinta-feira (29) durante uma visita do prefeito Joares Ponticelli e do governador do Estado Carlos Moisés.

 

O ROTA SUL se habilitou para gerir o Centro de Inovação através de um contrato de gestão via chamamento público. A Prefeitura de Tubarão, proprietária do espaço físico, terá participação como apoiadora institucional do empreendimento.

 

“É uma década de luta por essa obra que chega ao fim. Temos uma expectativa de ocupação de quase 100%, o que demonstra o quanto esse equipamento vai ser transformador para Tubarão e região, pois a área de tecnologia e inovação está crescendo muito e Santa Catarina é referência nessa área. Já temos uma grande energia de inovação em Tubarão, agora com o Sigma Park esse movimento será ainda mais forte”, ressaltou o prefeito Joares Ponticelli.

 

Para entrar em operação de fato, o Sigma Park tem ainda a cumprir apenas questões burocráticas referentes às documentações tradicionais de qualquer empreendimento e os editais para ocupação das empresas interessadas em operar no local. Os editais serão lançados no início de janeiro, com expectativa das operações sendo iniciadas a partir de março.

 

“Viemos fazer uma visita a essa obra que está com 99% da sua estrutura concluída e perceber as mudanças que aconteceram desde o início do nosso governo. Era uma obra que estava praticamente parada, que vinha se arrastando e nós conseguimos acelerar. Esse empreendimento vai fazer a sinapse, a conexão com outras regiões de Santa Catarina na inovação e tecnologia. É um grande instrumento para o desenvolvimento”, disse o governador Carlos Moisés.

 

Desde que o Centro de Inovação foi concebido em Tubarão, em 2012 e com início das obras em 2014, os investimentos chegaram a R$ 12 milhões com recursos do Governo do Estado e uma contrapartida da prefeitura de Tubarão.

 

“Esse Centro consolida o que chamamos da representação do nosso sistema de inovação, que é formado pelos mais diversos agentes. Não é um condomínio empresarial, mas um ambiente de geração de inovação. O Sigma Park, é importante ressaltar, está localizado em Tubarão, mas é um instrumento de toda a região”, disse o secretário de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação Giovani Bernardo