Dezembro Vermelho: UBSs e Caes do município oferecem testes a população

Durante o ano temos campanhas fundamentais para saúde de homens e mulheres, como o Outubro Rosa e o Novembro Azul. Entretanto, há outra campanha fundamental para ambos os gêneros e que deve ser relembrada: o Dezembro Vermelho.

 

O dia 1° de dezembro é marcado pelo Dia Mundial da Luta contra Aids. O diagnóstico precoce ajuda na prevenção e tratamento do HIV, vírus sexualmente transmissível. O vírus afeta principalmente o sistema imunológico. Quando tratado corretamente não evolui para a doença, a Aids.
Os testes são fundamentais, e a população de Tubarão pode realizá-los nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). O Centro de Atendimento Especializado em Saúde (Caes) também está à disposição dos tubaronenses.

 

O Caes é uma unidade de saúde de referência para doenças infectocontagiosas. Lá os pacientes com tuberculose, IST/AIDS, hepatites virais e hanseníase são atendidos por uma equipe multiprofissional formada por médicos infectologistas, enfermeiros, psicólogos, farmacêuticos, assistentes sociais e técnicos de enfermagem.

 

Atualmente existem testes rápidos que são realizados sem a necessidade de estrutura laboratorial. Eles são práticos, feitos com uma gota de sangue e o resultado sai em, no máximo, 30 minutos. Esses testes são feitos nas UBSs do município e o próprio Caes

 

Exames oferecidos:

 

Testes rápidos para HIV, sífilis, Hepatites B e C;

Baciloscopia de Escarro (para detecção de tuberculose) – de segunda a sexta-feira;

PPD – Prova Tuberculínica (para diagnóstico da infecção latente de Tuberculose) – segundas, terças e sextas-feiras;

Baciloscopia (para detecção de hanseníase) – Mediante encaminhamento de profissional de saúde.

 

Endereço:

 

Rua Pedro Peicher de Carvalho, 263, bairro Oficinas

Telefone: (48) 3621-9646

E-mail: caes@tubarao.sc.gov.br

 

O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece gratuitamente todos os métodos preventivos disponíveis, além da testagem e do tratamento.