BOLETIM 2 – CHUVAS EM TUBARÃO

Uma das áreas do Município mais atingidas pelas chuvas das últimas horas em Tubarão foi a Saúde, que teve sua capacidade de atendimento à população bastante prejudicada.

 

Isto porque um total de 12 Unidades Básicas de Saúde não conseguiram abrir suas portas nesta quinta-feira (1), por motivos diversos atrelados às chuvas. São eles: Oficinas I, Recife, São Martinho I, Bom Pastor, Guarda, Sertão, Revoredo, São Luiz, São Clemente, CAIC, Clínica de Fisioterapia e Campestre. Alguns tiveram suas estruturas invadidas pelas águas, outros estão isolados por água represada em seus pátios, mas a maioria por dificuldade de acesso, tanto dos profissionais quanto dos pacientes.

 

Os ESFs do Centro e da Vila Moema também não atendem nesta quinta-feira (1) em virtude de terem sido inundados.

 

Outro problema trazido à cidade pelas chuvas em excesso diz respeito às bombas hidráulicas que, segundo a Defesa Civil, funcionam neste momento em sua plenitude, inclusive o equipamento auxiliar recentemente adquirido. É bom lembrar, entretanto, que este sistema é limitado, mesmo quando em funcionamento em sua capacidade máxima, o que acontece nesta tarde.

 

Ainda nesta quinta-feira (1), foi apresentado no Paço Municipal um novo projeto para o sistema de bombas, segundo estudos que tiveram início em maio último, através de análises realizadas em parceria entre a Defesa Civil, a AREA-TB e a Agência Reguladora (AGR). A autoria do projeto é de autoria do professor doutor Tadeu de Souza Oliveira.

 

Sobre a Fundação de Meio Ambiente, seus profissionais estão envolvidos com o resgate de animais de estimação, em um trabalho de resgate feito a pedido dos próprios tutores dos bichinhos. Bairros como a Guarda, a Madre e o São João já tiveram animais resgatados pelas equipes, em um total que já chega perto dos 50 resgates.