Atualização da situação dos alagamentos em Tubarão

As chuvas intensas que atingem a região nas últimas horas causaram uma série de problemas em Tubarão. Desde a quarta-feira (30), a Prefeitura está com toda a estrutura mobilizada para o enfrentamento da situação e o auxílio a moradores que precisem de apoio ou abrigo.

 

Vias públicas: estão completamente bloqueadas pelos alagamentos a rua Sílvio Búrigo (acesso Sul), no Monte Castelo, e a avenida Padre Geraldo Spettmann (acesso principal), no bairro Humaitá. Também estão sem acesso vias do bairro Pantanal (região do São João ME) e Madre, onde a rodovia Aggeu Medeiros está completamente alagada em vários trechos. No interior, há problemas de acesso em vias do Caruru, Sertão dos Mendes e Sertão dos Corrêa.

 

Saúde: pelo menos 12 Unidades Básicas de Saúde (UBS) estão fechadas por conta dos alagamentos, praticamente todas inacessíveis ao público e funcionários. A Policlínica Central e outras unidades irão absorver essa demanda.

 

Educação: as aulas da rede municipal foram suspensas nesta manhã. A situação mais delicada é na EMEB São Judas Tadeu, que foi alagada e teve danos materiais na parte interna

 

Trânsito: com várias ruas alagadas o trânsito no Centro e vários bairros foi afetado. A Guarda Municipal está mobilizada para auxiliar os motoristas, mas a orientação é de, se possível, evitar sair de carro pela cidade nas próximas horas.

 

Transporte coletivo: parte da frota do transporte coletivo está inoperante porque não conseguiu deixar as garagens das empresas. Assim, o público vai ter problemas com horários ao longo do dia

 

Funat: A Fundação de Meio Ambiente (Funat) está mobilizada para alojar provisoriamente cães e gatos cujos tutores tiveram problemas com alagamentos em seus bairros. Integrantes do curso de Medicina Veterinária da Unisul irão auxiliar na iniciativa, a exemplo do que ocorreu no mês de maio.

 

Alojamentos: algumas famílias já foram alojadas na noite de quarta-feira (30) no salão paroquial do Km 60 e também nos alojamentos do Centro de Treinamento da Epagri, no São Martinho. A prefeitura decidiu pela manhã que toda estrutura para acolhimento das famílias, caso necessário, fique na Arena Multiuso Prefeito Estêner Soratto da Silva. A Fundação Municipal de Desenvolvimento Social estará à frente desse trabalho junto com a Defesa Civil.

 

Bombeamento da macrodrenagem: as duas bombas do sistema de macrodrenagem na margem esquerda estão em operação desde o início da noite de quarta-feira. Nesta quinta-feira o motor da estação elevatória da rua Lauro Müller, na margem direita, também foi acionado, mas teve problemas por volta das 5h. Os reparos já foram providenciados.

 

Emergência

 

Qualquer emergência deve ser notificada à Defesa Civil, através do telefone 199, ou ao Corpo de Bombeiros no 193