Dia da Consciência Negra traz reflexões sobre discriminação racial
No próximo domingo, 20 novembro, é comemorado, em todo país, o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra. A data recorda o dia em Zumbi dos Palmares foi assassinado, 20 de novembro de 1695. Zumbi foi líder do Quilombo de Palmares, um refúgio dos escravos, e durante sua vida lutou contra a escravidão.
Em algumas cidades do Brasil o dia é considerado feriado, contudo, mesmo nas regiões em que o feriado não acontece, é comum a realização de atividades para lembrar a data oficializada no país em 2011.
Em Tubarão, para discutir temas como racismo, discriminação, desigualdade social, inclusão do negro na sociedade, religião e cultura afro-brasileiras, a escola municipal Faustina da Luz Patrício realizou na quinta-feira (17), um evento com a temática “Diversidade na educação: só tema bonito ou imprescindível?”.
A programação do evento contou com música, dança, literatura e muita discussão e foi prestigiada pelo diretor-presidente da Fundação Municipal de Educação (FME), Maurício da Silva, gerentes e assessores da pasta. A oficial de gabinete da FME, Tatiane Vitório, foi homenageada por sua trajetória, êxito através da educação e atuação pela causa. “Nosso objetivo com eventos como este é criar a cultura antirracista e zelar pelo respeito mútuo”, ressalta a diretora da escola Faustina da Luz Patrício, Christiane Martins Matias.