Comitiva de Bagé visita Tubarão para conhecer políticas públicas de inclusão
Uma comitiva do município de Bagé, cidade do Rio Grande do Sul, visitou na manhã desta quinta-feira (10), a sede da Fundação Municipal de Educação (FME) de Tubarão.
Vereador, procurador-geral e chefe de gabinete do prefeito da cidade gaúcha vieram ao município para conhecer as políticas de inclusão desenvolvidas pelo setor educacional tubaronense.
O diretor-presidente da FME, Maurício da Silva, gerentes e assessores apresentaram aos visitantes a legislação e as iniciativas pedagógicas que estão permitindo o acesso e a permanência de alunos com deficiência em sala de aula.
Segundo Maurício, o convívio dos demais alunos com os estudantes com deficiência tem gerado bons resultados. “O aluno com deficiência apresenta mais autonomia e os colegas de classe aprendem a respeitá-lo, ajudam nas atividades pedagógicas e assim têm menos preconceito”, avalia.
As diversas formas de atendimento ofertado por meio dos profissionais de apoio e pela equipe multiprofissional foram ainda iniciativas compartilhadas com os visitantes. “Apresentamos a eles todos os procedimentos para promover a inclusão dos alunos com deficiência, demonstrando que além do aspecto pedagógico também nos preocupamos com a saúde e demais necessidades sociais que afetam este aluno e procuramos envolver ainda a família, que tem papel fundamental no processo de integração social”, salienta Maurício da Silva.
Materiais pedagógicos e o planejamento coletivo com a participação dos professores de apoio foram também citados pela equipe da FME como práticas educacionais visando à inclusão. “Percebemos que as atividades direcionadas para os estudantes com deficiência são boas para este público e excelentes para os demais alunos. E essas boas iniciativas merecem ser compartilhadas”, frisa o diretor-presidente.